Espátula Vs Turner - Qual é a diferença?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Espátula, raspador, virador, etc., são tantas! Ou são a mesma coisa? O que é que o vendedor lhe daria se lhe pedisse uma espátula?

Então, qual é a diferença entre uma espátula e uma espátula? Existem inúmeros utensílios na categoria das espátulas . No entanto, os raspadores com cabeça de borracha são aquilo a que normalmente chamamos espátulas, utilizadas para misturar e virar os alimentos. Os viradores também são espátulas, mas destinam-se a ser utilizados para levantar e virar os alimentos.

Se alguma vez lhe pediram para passar a espátula a alguém e se viraram para ver uma série de utensílios que poderiam ter esse nome, estamos prestes a esclarecer tudo. Continue a ler para saber todas as diferenças entre espátulas e torneiras.

Quais são as diferenças entre uma espátula e uma espátula?

Os utensílios de cozinha, por mais simples que alguns deles possam ser, tornam-se por vezes muito confusos.

Isto porque compramos uma série deles e atiramo-los todos para a mesma gaveta ou sem categoria ou razão, retirando-os simplesmente quando necessário.

Vemos todos os tipos de espátulas reunidos numa única gaveta. Sabemos como as utilizar e quando as utilizar, mas quando se trata de diferenciar as espátulas que possuímos, as coisas ficam um pouco confuso.

Uma das perguntas mais desconcertantes que se pode fazer sobre utensílios de cozinha é: qual é a diferença entre uma espátula e uma espátula?

Como já foi referido, um A espátula é um tipo de espátula. O que faz de uma espátula uma espátula e qual é o tipo de espátula a que nos referimos quando dizemos espátula?

Comparámos estes dois utensílios de cozinha para descobrir as principais diferenças entre eles e em que aspectos se sobrepõem.

O que é uma espátula?

Um tipo de espátula pequena

A espátula é um utensílio de cozinha básico, disponível numa grande variedade de formas, tamanhos e materiais.

O problema das espátulas é que chamamos a tudo o que vira, espalha, raspa, e vira-se uma espátula.

Por isso, o termo espátula é muitas vezes utilizado de forma muito abrangente, sendo que nós o utilizamos para designar qualquer utensílio que apresente uma cabeça larga e plana ligada a um cabo comprido.

As cabeças das espátulas são geralmente de borracha ou silicone, mas também podem ser feitas de madeira ou metal.

Aqueles que têm um conhecimento mais profundo da cozinha gostam de diferenciar os utensílios e de os chamar pelos seus nomes específicos.

De facto, se pesquisar uma espátula no Google, a maioria das imagens que aparecem são de raspadores de silicone.

O que é um Turner?

Um tipo de torneiro

Os viradores, tal como o nome indica, são utilizados para levantar e virar ou inverter os alimentos.

Para responder à sua pergunta sobre se uma espátula não é o mesmo que uma espátula , sim, é. Um torneiro é um tipo de espátula.

Enquanto muitas pessoas associam os raspadores ao termo espátula, a primeira coisa que vem à mente de outras quando o ouvem é uma espátula, o que depende das tarefas culinárias que mais se realizam.

Em suma, as espátulas são espátulas concebidas para virar e inverter alimentos, desde panquecas a hambúrgueres.

Espátula Vs Torneira - Comparação [Gráfico]

Como pode ver no gráfico acima, existem algumas outras diferenças que distinguem as espátulas das categorias mais amplas de espátulas.

Espátula Turner
Material comum da cabeça Silicone, metal, madeira Aço inoxidável, nylon
Forma da cabeça Arredondado ou retangular Reto, ligeiramente inclinado ou ligeiramente arredondado
Tipos Espátulas para cozer (raspadeiras, espátulas) Espátulas para cozinhar (espátulas) Torneiras perfuradas Torneiras maciças Torneiras com ranhuras
Espessura Varia consoante o tipo de espátula Muito fino para deslizar por baixo dos alimentos
Melhor utilizado para Limpar tigelas, misturar alimentos, espalhar glacé Levantar alimentos, virar e virar
Reação ao calor Nem sempre concebidos para cozinhar no calor Sempre concebido para cozinhar no calor

Algumas destas diferenças fundamentais incluem as formas e os materiais das espátulas e dos espatuladores.

Forma

As espátulas servem para virar objectos planos, tais como hambúrgueres, panquecas, filetes de peixe, costeletas, etc. Têm uma forma reta ou ligeiramente Ponta arredondada. As pontas angulares são comuns nas torneiras, pois facilitam o deslizamento sob alimentos delicados.

As espátulas têm várias formas, mas em todos os tipos de espátulas, com exceção das espátulas para tornear, as extremidades rectas são pouco comuns.

As principais funções das espátulas são retirar as misturas dos recipientes de mistura, misturar os alimentos na frigideira ou espalhar a cobertura nos bolos. Não encontrará pontas rectas e angulares na maioria das espátulas.

Material

As espátulas são fabricadas em diversos materiais e podem ou não ser resistentes ao calor, consoante o tipo de espátula e a sua utilização.

Os raspadores são geralmente plástico ou silicone Os espalhadores, por outro lado, têm quase sempre um cabeça metálica .

Os tornos, ao contrário das espátulas, são sempre resistente ao calor. As melhores torneiras são as de aço inoxidável, uma vez que suportam um calor muito elevado.

O ponto de fusão do nylon é de 515°F, o que é muito inferior ao do aço inoxidável.

Tipos de espátulas e tornos

Como já referimos, espátula é um termo amplo, utilizado para uma variedade de utensílios de cozinha, incluindo espátulas.

Tipos de espátulas

Em suma, as espátulas podem ser divididas em dois grupos espátulas de cozedura e espátulas de cozinha.

As espátulas para cozer incluem as conhecidas raspadores , que muitas pessoas pensam ser verdadeiras espátulas, e espalhadores.

Espátulas com cabeça de silicone (raspadores) são muito populares entre os padeiros.

Estes utensílios, semelhantes a borracha, são muito utilizados para raspar massas de bolo, cremes e coberturas das taças de mistura. Devido às suas cabeças flexíveis e bem moldadas (rectas de um lado e curvas do outro), estes utensílios deixam as taças muito limpas .

Algumas espátulas raspadoras resistem à cozedura no calor, se não forem de plástico, e podem ser utilizadas não só em preparações, mas também na cozedura no calor.

Se quiser ter apenas alguns utensílios de cozinha, mas que o ajudem em todas as tarefas de cozinha, uma espátula de silicone, ou raspador, deve certamente ser um deles.

Espalhadores As espátulas são utilizadas para espalhar o glacé ou as natas nos bolos, mas também podem ser espátulas planas de metal em vez de silicone flexível, designadas por espátulas de compensação.

Têm uma lâmina comprida, reta e plana. A ponta tem uma forma redonda para facilitar a distribuição uniforme do glacé. Os espalhadores são também conhecidos como espátulas para glacé.

Quanto às espátulas de cozinha, existem torneiras e espátulas de madeira.

Espátulas de madeira Estes utensílios de cozinha são leves, duradouros e muito práticos para atirar os alimentos para a frigideira para os fritar ou saltear.

As espátulas de madeira não são convenientes para virar os alimentos, uma vez que não são suficientemente finas para esse efeito.

Tipos de torneiras

Uma espátula é um tipo de espátula, mas mesmo as espátulas têm as suas subcategorias. Quando se trata destes utensílios de cozinha, todos os pormenores são importantes e têm um objetivo. Existem três tipos de espátulas.

  • Torneiras perfuradas - A função destes orifícios é drenar o líquido ou a gordura enquanto se vira a comida.
  • Torneiras sólidas - A parte da cabeça de uma espátula sólida não tem orifícios nem ranhuras. É sólida e é boa para virar alimentos como panquecas. As espátulas sólidas também são boas para alimentos esfarelados, uma vez que as espátulas com aberturas permitem que os alimentos soltos se desfaçam e se desfaçam através das aberturas. As espátulas sólidas, se tiverem um rebordo mais afiado, também são suficientemente fortes para cortar alimentos se estes não forem demasiado rígidos,Os viradores sólidos são também uma óptima ferramenta para esmagar hambúrgueres.
  • Torneiras com ranhuras - São uma das variedades de espátulas mais úteis. Podem ser utilizadas para virar alimentos gordurosos. A abertura na cabeça ajuda a drenar o óleo e o líquido. As espátulas com ranhuras são ideais para virar alimentos delicados. Em comparação com as espátulas perfuradas e sólidas, as espátulas com ranhuras são mais flexíveis. Podem deslizar facilmente por baixo de qualquer alimento, especialmente se não forem demasiado espessas.

Agora que já analisámos as diferenças e semelhanças entre espátulas e tornos, vamos falar sobre como escolher o melhor para as suas necessidades.

O que faz uma boa espátula ou um bom prato?

Em primeiro lugar, para comprar uma boa espátula, é necessário decidir que tipo de espátula Em segundo lugar, considere o material para ver se se adequa à utilização que vai dar à espátula.

Quanto às espátulas, procure algo fino e ligeiramente dobrável. Uma borda biselada é outra caraterística das espátulas, pois facilita o deslizamento da espátula sob os alimentos. Além disso, pode cortar alimentos com espátulas sólidas que tenham bordas biseladas.

Existem algumas propriedades que fazem com que uma boa espátula ou espátula seja boa:

  • Uma pega suficientemente comprida para evitar que se queime ao cozinhar com calor elevado
  • Materiais de alta qualidade e resistentes ao calor
  • Design ergonómico da pega
  • Orifícios de suspensão para pendurar os instrumentos à mão enquanto cozinha
  • Pega resistente e duradoura

Esperamos que este artigo tenha sido útil para as suas missões culinárias na cozinha.

A seguir: Os melhores utensílios para cozinhar - O guia definitivo

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.