Os bagels têm ovos? são veganos?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Os bagels são um dos snacks de massa mais consumidos no mercado.

São o pequeno-almoço perfeito para todas as idades e uma dádiva de Deus para as pessoas que estão sempre em movimento. Os bagels podem ser encontrados em quiosques de esquina, máquinas de venda automática, restaurantes e, claro, em casa.

Mas com um número crescente de pessoas a optar por uma dieta vegana, os bagels podem ser um alimento confuso.

Os bagels são veganos? Têm ovos? Acontece que os bagels tradicionais são feitos sem ovos, uma vez que são apenas uma mistura de açúcar, fermento, água, sal e farinha, pelo que são completamente vegan.

Dito isto, existem também algumas variedades de bagels que contêm ovos ou outros ingredientes não veganos. Como é que se pode verificar se existem bagels veganos e qual é a melhor forma de fazer bagels veganos em casa?

Continue a ler para saber mais!

O que há num bagel?

Os bagels são pãezinhos em forma de donut levedados que são populares devido ao seu sabor, conveniência e versatilidade. Os bagels são normalmente acompanhados por vários itens de pequeno-almoço e são mais populares com uma chávena de café.

A origem desta iguaria de pão remonta ao século XVI, quando um padeiro de Viena, na Áustria, deu acidentalmente origem à ideia do bagel ao cozer uma massa circular em homenagem ao rei da Polónia.

Por exemplo, os bagels foram mencionados num livro de cozinha árabe do século XIII que descreve uma massa em forma de anel que é primeiro cozida em água e depois cozida.

Os bagels são normalmente cobertos com sementes ou outras coberturas para os tornar ainda mais irresistíveis .

Enquanto os bagels tradicionais utilizam uma receita de bagel com muitos ingredientes, a versão mais humilde do pãozinho contém apenas uma mistura de farinha, água, açúcar, sal e fermento .

Esta mistura dá origem a uma das versões mais básicas do pãozinho, que pode ser consumido sozinho ou também cortado ao meio e transformado numa sanduíche.

Os bagels estão presentes em muitos lares, mas também são famosos em muitas regiões do mundo.

Os bagels existem em muitas variedades, por isso, se estivermos a falar de uma receita simples de bagel, esta será praticamente sempre vegan .

No entanto, verifica-se que alguns fabricantes e padeiros até adicionam um pouco de ovo aos seus bagels para alterar a sua textura.

Algumas pessoas juram que um pãozinho feito com ovo faz toda a diferença do mundo, enquanto outras acham que seria uma blasfémia usar outra coisa que não a receita tradicional.

A verdade é que cada um tem a sua própria versão da receita e, embora a maior parte dos ingredientes básicos permaneçam os mesmos, continua a haver muita discrepância na forma como são feitos e com o que são feitos.

Há também uma distinção importante que temos de fazer aqui: os bagels típicos e os "egg bagels" têm uma enorme diferença no que diz respeito ao seu sabor, à sua textura e à forma como se partem quando cortados ao meio.

Os bagels de ovo são ligeiramente amarelos, mais inchados e mais macios do que os bagels normais. Também podem ser ligeiramente mais doces do que o seu bagel típico .

Muitas pessoas gostam deste tipo de bagel devido ao facto de ser poroso - o que significa que pode ser consumido com muitas bebidas quentes.

Os pãezinhos de ovo estão disponíveis em mercados, padarias e são tão simples que até os pode fazer em casa.

Lembre-se de que os bagels simples não têm qualquer gordura ou proteína, mas quando adiciona gemas e claras de ovo à mistura, a massa fica muito mais fofa e macia, o que a torna texturalmente diferente dos bagels normais.

Felizmente, muitas marcas oferecem bagels veganos que têm mais ou menos os mesmos benefícios .

Estes bagels podem ser encontrados na maioria dos supermercados e também podem ser encomendados online. Os vendedores de rua podem até oferecer bagels vegan e sem glúten.

Em caso de dúvida, recomendamos que verifique o verso da embalagem ou que peça ao vendedor mais informações sobre o pãozinho.

"Bagels Veganos"

Se pensa que todos os bagels são veganos, então pense novamente. Embora muitas pessoas pensem nos bagels como pão, a variedade comercial pode estar longe disso quando se trata de ser vegana.

Eis uma lista de ingredientes que algumas padarias comerciais podem utilizar para tornar os seus bagels "mais saborosos".

Bagels tradicionais Pães comerciais
Farinha Farinha
Açúcar Mel
Água Leite
Sal Sal
Levedura Levedura
Óleo Ovos
Condicionadores
Melhoradores de pão
Conservantes

Um bagel tradicional é geralmente 100% vegan, uma vez que é feito com ingredientes vegan mas quando se trata de bagels de qualidade comercial, produzidos em massa para várias paletas de sabores, as coisas ficam um pouco fora de controlo.

Para piorar a situação, algumas pequenas padarias podem nem sequer listar a informação nutricional dos seus produtos, o que torna ainda mais difícil (e talvez até enganador) para os clientes escolherem o produto certo.

Como muitas pessoas pensam nos bagels como pão, consomem-nos sem pensar duas vezes.

Se é do tipo de pessoa que olha atentamente para o verso da embalagem, então seria uma boa ideia optar por marcas de supermercado ou marcas bem conhecidas ou quiosques para a sua dose diária.

Pergunte sempre ao vendedor sobre os ingredientes e as coberturas para ter a certeza do que está a consumir.

Alguns padeiros utilizam alternativas não veganas para melhorar o sabor e a textura dos seus produtos. Por exemplo, em vez de utilizar água, alguns padeiros podem utilizar leite ou adoçar os seus bagels também com mel .

Além disso, existem também ingredientes adicionais que podem passar despercebidos a muitas pessoas.

Os padeiros utilizam todos os tipos de condicionadores ou melhoradores de pão para melhorar os seus produtos. Quando se trata destes ingredientes, é preciso ter cuidado, uma vez que também podem ser provenientes de animais.

Um exemplo seria a utilização de L-cisteína, que é um melhorador de pão utilizado para condicionar a massa e torná-la mais macia e agradável em termos de textura.

Este condicionador é um aminoácido que também pode ser obtido a partir de penas de galinha, tornando assim o bagel inteiro não vegan.

Pequenas coisas como esta fazem toda a diferença e é por isso que deve sempre falar com o fornecedor para saber mais sobre o bagel mais adequado para si.

A melhor maneira de garantir que obtém sempre um pãozinho vegan é comprá-lo numa fonte conhecida.

Ou, a segunda melhor coisa seria fazê-la você mesmo em casa!

Receita de pãozinho vegan

Fazer bagels em casa é fácil e, uma vez que não requer muitos ingredientes, é uma forma muito acessível de se familiarizar com a arte da pastelaria.

Para começar, reúna os seguintes ingredientes:

  • 21g de levedura ativa fresca ou seca
  • 320 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo (canola)

Direcções:

  1. Numa tigela, deite água morna a 100°F (cerca de 80 ml) e misture a levedura e o açúcar. Mexa bem e deixe repousar durante cerca de 5 minutos ou até fazer espuma.
  2. Numa tigela grande, utilizando uma peneira, misture o sal e a farinha. Em seguida, crie um poço e deite a mistura de fermento e o óleo.
  3. Misture levemente a mistura, cobrindo todo o fermento e o óleo com a farinha. Em seguida, adicione a água restante à mistura e misture até começar a formar uma massa.
  4. Amassar a massa com uma batedeira ou com as mãos, durante pelo menos 10 minutos ou até a massa ficar macia e uniforme. Não amassar durante mais de 10 minutos ou a massa pode endurecer e tornar-se menos arejada.
  5. Pegue numa tigela grande separada e pulverize ou pincele com um pouco de óleo. Coloque a massa na tigela e cubra-a com película aderente. Certifique-se de que a tigela é pelo menos 2 vezes maior do que a massa. Coloque a massa na tigela e deixe-a levedar durante cerca de 45 minutos.
  6. Quando a massa estiver levedada, basta dar-lhe umas pancadinhas para retirar todo o ar e colocá-la sobre um tapete de massa. Corte a massa em 8 pedaços iguais e, em seguida, arredonde todos os pedaços para fazer 8 bolas de massa. Coloque as bolas de massa sobre papel vegetal e deixe-as levedar durante cerca de 12 minutos.
  7. Ferva água numa panela grande e coloque o forno a pré-aquecer a 420°F.
  8. Agora, faça buracos nas bolas de massa com a mão ou com uma ferramenta circular. O círculo de massa deve ter pelo menos 1,5-2 polegadas de largura para que não se feche à medida que os bagels cozem.
  9. Coloque os pãezinhos em forma de donut na panela com água a ferver durante cerca de 45 segundos. Não coloque todos os pãezinhos ao mesmo tempo, pois deve dar-lhes espaço para que cozinhem uniformemente sem chocarem uns com os outros. Quando estiverem prontos, retire-os e coloque-os sobre o papel vegetal.
    • Se quiser acrescentar algum acompanhamento, é a sua oportunidade!
  10. Por fim, coloque os bagels no forno pré-aquecido na grelha do meio durante cerca de 20-25 minutos ou até ficarem dourados. Depois de prontos, deixe arrefecer e desfrute dos seus bagels veganos!

Esta receita é uma das mais fáceis de seguir e, assim que se habituar a fazer estes bagels, pode experimentar mais ingredientes veganos para adicionar ao sabor e à textura dos bagels.

Confie em nós, esta receita básica será perfeita para qualquer fã de bagels.

Alguns aspectos a ter em conta

Os bagels veganos são fáceis de encontrar se souber o que está à procura. Nunca hesite em pedir ao vendedor informações sobre os ingredientes.

Um bom estabelecimento poderá sempre responder a todas as suas perguntas e até ajudá-lo a encontrar o bagel certo para si.

Certifique-se de que conhece os condicionadores e melhoradores de pão e consulte sempre o verso da embalagem para obter mais informações sobre os ingredientes.

Também pode verificar e comparar diferentes marcas de bagels para saber mais sobre qual é o melhor bagel para si.

A nossa recomendação é que, pelo menos, tente fazer bagels vegan em casa .

São super fáceis de fazer e, assim que apanhar o jeito, vai passar a fazê-los de 15 em 15 dias. Basta seguir a receita acima e está tudo certo!

Lembre-se de que vai precisar de ingredientes veganos, por isso pode escolher qualquer marca vegana favorita no que diz respeito aos ingredientes individuais da receita acima.

Também recomendamos que utilize um óleo neutro como o de canola para fazer os bagels, uma vez que é vegan e fornecerá a quantidade certa de gordura.

Conclusão

Embora os bagels tradicionais sejam supostamente veganos, muitos padeiros optam por ingredientes não veganos para apelar às massas e para melhorar a textura dos seus produtos.

O facto de alguns pequenos padeiros oferecerem bagels sem mencionar a informação nutricional dos seus produtos é alarmante e algo que deve ter sempre em mente.

São normalmente os ingredientes mais pequenos e inócuos que se revelam não veganos, como os melhoradores de pão à base de L-cisteína .

Lembre-se que o melhor é fazer bagels em casa e a nossa receita acima deve ser suficiente para qualquer amante de bagels!

Perguntas relacionadas

Agora que já falámos dos bagels vegan e de como os fazer, vamos analisar algumas questões relacionadas com o assunto!

As coberturas dos bagels não são vegan?

Normalmente, os vendedores que oferecem produtos veganos não utilizam ingredientes ou coberturas não veganas, mas é sempre uma boa prática perguntar sobre os produtos que consome .

Também pode consultar o verso da embalagem do pãozinho que compra no mercado para obter mais informações.

É possível fazer bagels veganos num dia?

Sim, os bagels vegan podem ser feitos em menos de 2 horas A massa não precisa de repousar durante a noite e pode ser utilizada imediatamente após apenas 45 minutos.

O tempo de cozedura dos bagels varia entre 20 e 25 minutos, incluindo um tempo de cozedura inicial de cerca de 1 minuto.

Quantas calorias tem um pãozinho vegan?

Uma receita tradicional de bagel vegan, como a listada acima, terá cerca de 261 Kcal, 45g de hidratos de carbono, 7g de proteína, 5g de gordura num bagel .

Isto não inclui as coberturas, uma vez que as sementes ou outros ingredientes podem também afetar significativamente o perfil nutricional dos bagels.

Os bagels podem ser adoçados com mel?

Sim, os bagels podem ser adoçados com mel mas não continuarão a ser vegan, uma vez que o mel é considerado não vegan por ser proveniente de abelhas.

A seguir: 9 melhores farinhas com poucas calorias

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.