É possível congelar frango assado?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Ao contrário de muitos aparelhos de cozinha que vieram antes dele, este é utilizado regularmente (tenho um frango a descongelar para o jantar de hoje).

Quer faça o seu próprio frango ou o compre na mercearia, os frangos assados são deliciosos e muito práticos, uma vez que pode comê-los tal como estão, utilizar as sobras para sanduíches ou saladas e guardar os ossos para fazer um delicioso caldo para sopa.

Mas o que acontece se viver sozinho ou se achar que não vai acabar por comer o frango assado antes de ele se estragar no frigorífico ao fim de 5 dias? Como é que o guarda para que dure?

Então, é possível congelar um frango assado? Sim, é absolutamente possível congelar um frango assado. Se o fizer corretamente, durará 4 meses para uma melhor qualidade, mas praticamente indefinidamente desde que se mantenha abaixo dos 0°F.

Continue a ler para descobrir como guardar um frango assado, a melhor forma de o descongelar, quanto tempo dura e qualquer outra questão que tenha sobre como congelá-lo e guardá-lo para obter os melhores resultados.

É possível congelar um frango assado?

Congelar carne é uma excelente forma de a conservar durante mais tempo, uma vez que não tende a durar no frigorífico mais de 5-7 dias sem se estragar.

Mas pode estar a perguntar-se se pode congelar um frango assado se já estiver cozinhado. A resposta é: sim, pode mesmo.

Congelar um frango assado é uma óptima forma de o guardar para mais tarde ser utilizado em sopas, sanduíches, wraps, saladas ou mesmo reaquecido e comido tal e qual. Pode congelar o seu frango assado inteiro, pode congelá-lo parcialmente comido ainda com os ossos e pode congelá-lo sem os ossos.

Continue a ler as secções abaixo para saber como congelar todas as variações de frango assado que possa imaginar e como o descongelar corretamente para utilizar mais tarde.

É possível congelar um frango assado inteiro?

Digamos que está a fazer compras e há uma grande oferta de frangos assados, por isso quer fazer um stock. Mas sabe que não vai conseguir comê-los todos antes de se estragarem em 5 dias. Então, é possível congelar um frango assado inteiro?

Sim, é possível congelar um frango assado inteiro, bastando seguir alguns passos para garantir que se mantém o mais fresco possível.

Lembre-se de que, se congelar um frango assado inteiro, terá de o descongelar e de o utilizar no espaço de alguns dias, uma vez que não deve voltar a congelá-lo depois de descongelado.

Por isso, este método é melhor para as pessoas que planeiam comer um frango assado inteiro e não precisam de porções mais pequenas.

Eis como congelar um frango assado inteiro:

  1. Deixe o frango assado arrefecer completamente. Eu gosto de o colocar no frigorífico durante a noite e depois seguir os passos seguintes para que o saco não fique cheio de condensação que pode afetar o sabor depois de congelado e descongelado.
  2. Quando o frango assado tiver arrefecido, retire-o do recipiente em que veio.
  3. Encontre um saco de congelação grande e escreva nele a data e o conteúdo.
  4. Coloque o frango assado dentro do saco e pressione suavemente todo o ar para evitar queimaduras no congelador e, em seguida, feche-o.
  5. Colocar o frango assado no congelador.

Para obter resultados mais frescos, descongele e coma o frango assado congelado no prazo de 4 meses. Pode ficar mais tempo no congelador, mas pode não saber tão bem.

É possível congelar um frango assado sem osso?

Se gostou do seu frango assado e quer congelar as sobras, pode absolutamente tirar a carne do osso e congelá-la dessa forma.

Este método é ótimo se pretender utilizar o frango assado em saladas, sopas, sanduíches ou wraps, uma vez que pode desfiá-lo e dividi-lo em porções.

Para este método, recomendo a utilização de pequenos sacos de congelação ou de pequenos recipientes herméticos. Siga as instruções abaixo para congelar em segurança o seu frango assado sem osso.

Como congelar frango assado:

  1. Deixe o frango assado arrefecer completamente para não queimar os dedos quando o separar. Também é bom deixá-lo arrefecer no frigorífico durante a noite para que os sacos/recipientes não se encham de condensação e afectem o sabor e a textura do frango depois de descongelado.
  2. Quando o frango estiver completamente arrefecido, pode começar a retirar a carne dos ossos. Dependendo da textura que pretende, pode desfiá-lo ou mantê-lo em pedaços maiores.
  3. Divida a carne em pequenas porções. Deve dividi-la na quantidade que irá realisticamente consumir no prazo de um ou dois dias após a descongelação, para que não se estrague.
  4. Coloque o frango assado em porções em saquinhos de congelação ou em recipientes herméticos. Se estiver a usar saquinhos, pressione suavemente todo o ar para fora antes de os selar. Se estiver a usar recipientes, pode querer pressionar um pouco de película aderente em cima do frango para o proteger das queimaduras do congelador.
  5. Escreva a data e o conteúdo em vários pedaços de fita adesiva e cole-os aos seus sacos ou recipientes para saber durante quanto tempo o seu frango está bom.
  6. Coloque o frango assado em porções no congelador e utilize-o no prazo de 4 meses para obter os melhores resultados. O frango assado pode ficar no congelador durante mais tempo, mas isso pode afetar o sabor e a textura finais.

É possível congelar as sobras de frango assado?

A última opção quando se trata de congelar o seu frango assado é saber se o pode fazer se estiver parcialmente comido, mas ainda com osso. Sim, pode absolutamente congelar um frango assado parcial com osso para desfrutar mais tarde.

Para manter no congelador o seu frango assado com osso, parcialmente comido, certifique-se de que segue estes passos:

  1. Depois de ter comido todo o frango assado que quiser, retire os ossos que já não têm carne e deite-os fora (ou guarde-os para fazer um caldo).
  2. Depois de retirar os ossos em excesso, deixe o frango assado arrefecer no frigorífico durante a noite para evitar a formação de condensação no saco do congelador, que pode afetar o sabor e o aroma do frango depois de o descongelar.
  3. Encontre um saco de congelação grande e escreva nele a data e o conteúdo com marcador permanente.
  4. Depois de arrefecer o frango, coloque-o num saco de congelação grande.
  5. Não deve haver ar no interior do saco, pois pode causar queimaduras no congelador e deixar o frango seco e mastigável depois de descongelado.
  6. Coloque o frango no congelador e utilize-o no prazo de 4 meses para obter o máximo de frescura e sabor. Pode guardá-lo durante mais tempo, mas tenha em atenção que pode não saber tão bem depois de descongelado.

Durante quanto tempo se pode manter um frango assado congelado?

Agora que já sabe como conservar corretamente um frango assado utilizando sacos de congelação ou recipientes herméticos, com etiquetas com a data e o conteúdo, vai querer saber quanto tempo dura.

Se tiver armazenado corretamente o seu frango assado, este manter-se-á fresco no congelador até 4 meses.

No entanto, desde que a temperatura se mantenha abaixo dos 0°F, pode manter o frango assado no congelador praticamente indefinidamente.

O único problema é que pode desenvolver queimaduras de congelação ou secar e perder algum do seu delicioso sabor e textura quanto mais tempo o deixar lá dentro.

Como é que se descongela corretamente um frango assado?

Então, o seu frango está no congelador há alguns meses e agora está pronto para o descongelar e utilizá-lo em algumas refeições desta semana. Então, como é que se descongela corretamente um frango assado para que tenha um ótimo sabor e mantenha a sua textura?

Na verdade, é muito fácil - basta retirar o frango do congelador e deixá-lo descongelar no balcão durante algumas horas até ficar macio. Se tiver um frango inteiro para descongelar, pode colocá-lo no frigorífico durante a noite e depois deixá-lo no balcão durante algumas horas.

Quanto maiores forem as porções de frango a descongelar, mais tempo demorarão. Se estiver com pressa, pode sempre submergir os sacos de congelação em água quente ( não quente ) água para ajudar a acelerar o processo.

Acho que os sacos com porções de frango sem osso descongelam muito mais rapidamente do que um frango inteiro ou parcial.

Depois de descongelado, pode utilizar o seu frango assado da mesma forma que utilizaria o frango cozinhado. É ótimo frio em sanduíches, salada de frango, ovos ou wraps. Ou pode aquecê-lo e apreciá-lo estaladiço no forno!

Como aquecer um frango assado inteiro no forno

Se descongelou um frango assado inteiro e quer saboreá-lo com a pele estaladiça ao jantar, então pode aquecê-lo no forno. Siga os passos abaixo para aquecer o seu frango assado e mantê-lo húmido com a pele estaladiça.

Como reaquecer frango assado no forno:

  1. Pré-aqueça o forno a 375°F.
  2. Coloque o frango num prato que possa ir ao forno e cubra-o com papel de alumínio para reter o calor. Deite 1/2-1 chávena de água ou caldo de galinha no fundo do prato.
  3. Coloque-o no forno durante cerca de 2 minutos para aquecer.
  4. Após 20 minutos, retire o papel de alumínio, regue com um pouco de azeite e asse durante mais 5-10 minutos para que a pele fique estaladiça.
  5. Retire o frango assado do forno e deixe-o repousar durante 5 minutos antes de o cortar e servir.

Como aquecer um frango assado inteiro numa fritadeira de ar quente

Para obter uma pele mais estaladiça e um frango mais húmido no mais curto espaço de tempo, pode aquecê-lo numa fritadeira de ar quente.

Dependendo do tamanho da sua fritadeira, poderá ter de partir o frango em pedaços mais pequenos antes de o colocar no cesto da fritadeira ou nas grelhas.

Siga estes passos para reaquecer o seu frango assado numa fritadeira de ar quente para obter uma pele estaladiça e uma carne húmida.

Como reaquecer um frango assado inteiro numa fritadeira de ar quente:

  1. Pré-aqueça a sua fritadeira a 350°F.
  2. Divida o frango em porções do tamanho que pretende aquecer ou de modo a que caiba totalmente na fritadeira.
  3. Colocar o frango no cesto ou nas grelhas da fritadeira.
  4. Coloque o frango assado na fritadeira durante cerca de 3-5 minutos, dependendo da crocância da pele que pretende. Verifique aos 3 minutos e volte a colocá-lo na fritadeira se quiser que fique mais estaladiço.
  5. Quando o frango assado estiver quente e estaladiço, retire-o da fritadeira e deixe-o arrefecer durante alguns minutos antes de o saborear.

Como fazer uma salada de frango com frango assado

Uma das minhas formas preferidas de utilizar os restos frios de frango assado é cortá-lo em pedaços e transformá-lo numa salada de frango.

Receita de salada de frango clássica deliciosa

Ingredientes

  • 2 chávenas de restos de frango assado, cortado em cubos
  • 1/2 a 3/4 chávenas de maionese, dependendo do grau de cremosidade pretendido
  • 1 talo de aipo, cortado em cubos finos
  • 1 chalota pequena, finamente picada (ou 2 colheres de sopa de cebola roxa picada)
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  • 2 colheres de sopa de passas de uva ou arandos secos
  • 2 colheres de sopa de amêndoas fatiadas
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • pimenta a gosto

Direcções

  1. Misture todos os ingredientes numa tigela grande.
  2. Coloque no frigorífico durante cerca de uma hora para que os sabores se fundam.
  3. Utilize como recheio para deliciosas sanduíches, wraps, em cima de verduras frescas ou cereais.

Receita de salada de frango inspirada na cozinha mexicana

Ingredientes

  • 1 abacate mole
  • 1 lima, raspa e sumo
  • 1/4 chávena de coentros, finamente picados
  • 1/4 chávena de cebola roxa, cortada em cubos finos
  • 1 dente de alho, picado
  • 1/2 chávena de maionese
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • facultativo: 1/2 jalapeño, sem sementes e finamente picado
  • 1/2 chávena de tomates grape, cortados em metades ou quartos
  • 2 chávenas de restos de frango assado, cortado em cubos

Direcções

  1. Numa tigela pequena, misture o abacate, o sumo de lima, os coentros, a cebola roxa, o alho, a maionese, o sal marinho e os jalapenos até ficarem relativamente macios e cremosos.
  2. Junte os tomates e o frango picado até obter uma mistura homogénea.
  3. Prove e adicione mais lima ou sal, se desejar.
  4. Deixe a mistura repousar no frigorífico durante uma hora para solidificar e depois saboreie-a em sanduíches, wraps ou em cima de uma mistura de verduras ou cereais.

Considerações finais

Como pode ver, pode facilmente congelar um frango assado inteiro utilizando um saco de congelação hermético para utilizar no prazo de 4 meses para uma melhor frescura.

Também pode retirar o frango do osso e guardá-lo em porções mais pequenas para o utilizar facilmente em sanduíches, wraps, saladas e sopas.

Se congelar um frango assado inteiro, experimente aquecê-lo no forno ou na fritadeira para obter uma pele estaladiça e uma carne húmida e tenra e fazer um jantar rápido e delicioso.

Os restos de carne podem ser utilizados para fazer uma salada de frango clássica ou uma salada de frango de inspiração mexicana.

A seguir: 33 Receitas Fáceis de Frango Assado com Sobras

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.