Como congelar arandos secos? - A melhor maneira

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Os arandos são bagas pequenas, cor-de-rosa e brilhantes, com um sabor ácido. Crescendo em arbustos sempre verdes, os arandos são um fruto sazonal, pelo que pode ser difícil encontrá-los durante todo o ano. No entanto, os arandos secos têm um prazo de validade mais longo e podem ser encontrados mais facilmente ao longo do ano.

Embora os arandos secos tenham um prazo de validade mais longo do que os arandos frescos, podem estragar-se com o tempo. Se tiver uma embalagem aberta de arandos em casa e não quiser que se estraguem antes de os poder utilizar, o que pode fazer?

É possível congelar arandos secos? Sim, é possível congelar arandos secos. Congelar arandos secos é muito simples, não há dicas ou truques complicados, basta congelá-los previamente e colocá-los num recipiente de congelação para os guardar. Congelar arandos secos é a melhor forma de garantir que têm um prazo de validade mais longo.

Continue a ler para saber qual a melhor forma de congelar arandos secos.

A melhor forma de congelar arandos secos

É muito fácil tirar um punhado de arandos do congelador para adicionar a um batido, a uma aveia ou para fazer uma sobremesa. É importante, ao congelar arandos, garantir que estes não congelam de forma sólida e não se colam uns aos outros.

É difícil utilizar alguns de cada vez, sem ter de os descongelar todos. Há uma forma de contornar este problema, para evitar que os arandos congelem em grande quantidade, terá de os congelar primeiro.

Eis como congelar rapidamente arandos secos e como guardá-los em segurança no congelador:

  1. Deite os arandos secos num tabuleiro de ir ao forno e certifique-se de que estão espalhados uniformemente, não em camadas. Se tiver um grande número de arandos, poderá ter de repetir este processo algumas vezes.
  2. Coloque o tabuleiro, com os arandos, no congelador.
  3. Deixe os arandos secos congelar, o que deve demorar cerca de 45 minutos.
  4. Quando os arandos secos estiverem bem congelados, pode colocá-los num recipiente próprio para congelação e guardá-los no congelador.
  5. Etiquetar a parte superior do recipiente com a data de congelação e com o conteúdo do recipiente, para que sejam fáceis de identificar e para que saiba quando os deve utilizar.

Escolher um contentor de armazenagem

A escolha do recipiente de armazenamento correto é muito importante para garantir que os arandos secos são mantidos em segurança no congelador e não são expostos a elementos como o ar ou a humidade, que poderiam arruinar a sua textura e sabor.

Quando congeladas, formam-se cristais de gelo no interior das amoras secas, que, com o tempo, quebram as paredes celulares, o que pode fazer com que as amoras secas percam a sua textura firme e se tornem empapadas e moles.

Recipiente para congelador

Um recipiente de plástico para congelador é uma boa escolha para congelar arandos secos. Dependendo do tamanho, pode armazenar um saco inteiro de arandos secos num recipiente.

Se utilizar um recipiente de plástico para congelação, certifique-se de que está bem fechado e que é resistente à humidade e ao ar, para que nenhum elemento possa afetar a qualidade dos arandos secos.

Os recipientes de plástico também são fáceis de etiquetar, para que possa identificar rapidamente os arandos no congelador.

Saco de plástico para congelador

Para congelar conteúdos como arandos secos, os sacos de plástico seláveis para congelador são também uma óptima opção. Pode colocar uma boa quantidade de arandos secos em sacos de congelador normais, mas também pode utilizar sacos de congelador mais pequenos para porções individuais de arandos secos.

É muito fácil utilizar um marcador para datar e nomear cada saco de plástico para congelador. Estes sacos de congelação também são úteis para quem tem pouco espaço no congelador, uma vez que podem ser guardados na horizontal e empilhados uns em cima dos outros.

Frasco de vidro

Os frascos de vidro ficam sempre bonitos quando se guardam artigos como arandos secos, mas também podem ser práticos. Quando utilizar um frasco de vidro para guardar arandos secos, certifique-se de que é seguro colocá-lo no congelador.

A vantagem de utilizar recipientes de vidro é que pode utilizá-los para guardar os arandos no congelador e depois no frigorífico ou na despensa quando for altura de os utilizar. As tampas fecham hermeticamente e impedem que o ar ou a humidade entrem em contacto com o conteúdo.

Quanto tempo duram os arandos secos no congelador?

Se forem armazenadas corretamente e guardadas num recipiente hermético, as amoras secas podem durar até um ano no congelador. Após este período, ainda será seguro comê-las, mas a qualidade irá deteriorar-se bastante e não terão um sabor ou cor tão fortes como deveriam.

Os arandos secos guardados na despensa só duram até 4 semanas. Estes devem ser guardados num frasco de vidro limpo, com a tampa bem fechada.

Também podem ser colocados num saco de plástico selado, e ambos devem ser etiquetados com a data de armazenamento. Colocados num local seco e ao abrigo da luz solar, terá apenas algumas semanas para utilizar os arandos.

Quando conservadas no frigorífico, as amoras secas podem durar quase tanto tempo como no congelador. O frigorífico proporciona um ambiente fresco com pouca humidade.

Pode optar por utilizar um recipiente de plástico, um frasco de vidro ou um saco de plástico selável para manter os arandos secos guardados no frigorífico. Se forem conservadas de forma adequada, as amoras secas podem durar até 8 meses no frigorífico.

Como saber se os arandos secos se estragaram

A maioria de nós parte do princípio de que os frutos secos raramente se estragam, mas não é esse o caso. Embora o processo de desidratação e secagem dos frutos aumente drasticamente o seu prazo de validade, isso não significa que sejam seguros para consumir indefinidamente.

Deve verificar sempre se os arandos secos apresentam sinais de deterioração, para garantir que ainda são seguros para consumo.

A melhor maneira de determinar se os arandos se estragaram é cheirá-los e observá-los. Se tiverem um cheiro desagradável ou um aspeto estranho e enrugado, devem ser deitados fora. Os arandos secos também não são imunes ao bolor e, se houver sinais de bolor, deve deitar fora os arandos secos.

Benefícios dos arandos secos

Os arandos secos são populares na época festiva, utilizados nas refeições do Dia de Ação de Graças e do Natal. No entanto, devido aos seus benefícios nutricionais, os arandos devem fazer parte da sua dieta regular.

Os arandos secos, em termos simples, são arandos aos quais foi retirada toda a água. Os arandos secos são conhecidos por serem uma óptima fonte de fibra, sendo que uma porção de um quarto de chávena de arandos contém 8% da dose diária recomendada de fibra e 6% da dose diária recomendada de vitamina E.

Os arandos secos também contêm muitas vitaminas diferentes, como a vitamina A, as vitaminas do complexo B e até a vitamina K. Também contêm pequenas quantidades de diferentes minerais, como o manganésio, o ferro e o cobre.

A desvantagem dos arandos secos é o facto de conterem uma grande quantidade de açúcar Por isso, é preciso garantir que não se consomem demasiados, mas apenas o suficiente para satisfazer as necessidades diárias de vitaminas e nutrientes que eles oferecem.

Perguntas relacionadas

Como manter os arandos secos húmidos?

Para devolver alguma humidade aos arandos secos, pode colocar os frutos secos numa tigela pequena e cobri-los com água a ferver.

Deixe repousar durante 15 minutos, depois escorra os frutos e deite fora a água. Em vez de usar água, pode mergulhar os arandos secos em rum, bourbon, brandy ou sumo de fruta, para lhes dar um toque extra de sabor.

Este é um ótimo método para utilizar se estiver a infundir os arandos num pudim de fruta ou para fazer um molho. Também pode incorporar arandos secos e outros frutos em recheios de pastelaria, como nos Kolaches.

Pode comer-se arandos secos fora de prazo?

Os frutos secos, tal como outros alimentos, são rotulados com uma data de validade, que indica quando deve consumir os arandos secos para desfrutar do seu melhor sabor e qualidade, mas não indica a data de validade, ou quando é que os arandos secos se estragam.

Se notar que os arandos secos já passaram o prazo de validade, deve examiná-los para ver se têm um cheiro ou aspeto estranho e, se tiverem, deve deitá-los fora.

Se morder uma amora seca e o sabor não for normal, deve deitá-la fora por segurança.

Congelar arandos secos

É sempre uma boa ideia ter algumas amoras secas na sua cozinha, para quando lhe apetecer uma sobremesa ou para quando precisar de preparar um molho de amoras rápido e o fruto já não estiver na época.

É melhor manter os arandos secos congelados no congelador, congelados antes, para que possa retirar a quantidade necessária do recipiente do congelador, sem ter de descongelar todo o lote.

Se forem bem conservados, os arandos secos podem durar no congelador até um ano.

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.