Panela de barro / panela de cozimento lento alta vs baixa: qual deve ser usada?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Uma panela de cozedura lenta é um daqueles electrodomésticos que simplesmente precisa de ter na sua cozinha, especialmente se não tiver tempo para estar em cima do fogão a cozinhar todo o dia.

Desde sopas a caçarolas, guisados e muito mais, há tantas coisas que pode fazer com a sua panela de cozedura lenta, só precisa de saber como utilizá-la corretamente!

É melhor cozinhar em lume alto ou baixo com uma panela de cozedura lenta?

Pode ter-se deparado com um dilema: "Cozedura lenta a alta ou a baixa temperatura?

É definitivamente melhor cozinhar em lume brando com um fogão lento, pois é para isso que foi concebido, e é a melhor forma de permitir que os sabores se desenvolvam e de amaciar a carne e os legumes. No entanto, há alturas em que não há problema em utilizar a potência máxima, como cozinhar carnes magras ou legumes isoladamente.

A maior parte das panelas de cozedura lenta vem com várias definições, sendo a baixa e a alta duas das mais comuns, e saber como utilizá-las, e quando utilizá-las, é importante para tirar o máximo partido da sua panela de cozedura lenta.

Qual é a diferença entre alto e baixo numa panela de cozimento lento?

Antes de determinar o que é melhor utilizar numa panela de cozedura lenta, é útil compreender as diferenças entre as definições alta e baixa de uma panela de cozedura lenta.

A principal diferença entre a temperatura alta e baixa de uma panela de cozedura lenta é o tempo que a comida demora a atingir o lume brando, uma vez que a temperatura é diferente. Na temperatura baixa, a panela de cozedura lenta demora mais tempo a atingir o lume brando, e demora mais tempo quando a panela de cozedura lenta está na temperatura alta.

Em lume brando, os alimentos cozinham durante mais tempo a uma temperatura mais baixa e a temperatura estabiliza quando a panela eléctrica atinge o lume brando. Em lume forte, os alimentos cozinham a uma temperatura mais elevada durante um período de tempo mais curto.

Uma forma mais fácil de pensar, para além da variação de temperatura, é o tempo durante o qual a panela de cozedura lenta está ligada. A temperatura alta requer menos tempo de cozedura, enquanto a baixa requer um tempo de cozedura mais longo.

Por conseguinte, os alimentos são cozinhados mais rapidamente em potência alta, mas isso não permite que os alimentos tenham o mesmo tempo para desenvolver um sabor mais profundo e para que a carne amoleça mais.

Que outras definições existem numa panela de cozedura lenta?

Dependendo da marca e do modelo, a panela de cozedura lenta terá provavelmente outras definições, não apenas a baixa e a alta.

A maioria vem com um A panela de cozedura lenta tem uma configuração automática, que começa por cozinhar os alimentos em lume forte e, uma vez atingida a fervura, após cerca de uma hora, a panela de cozedura lenta passa para lume brando e deixa os alimentos a cozinhar lentamente.

A maioria das panelas de cozimento lento também vem com uma definição de "manter quente", em que a panela de cozedura lenta se mantém a uma temperatura muito baixa, o que mantém os alimentos quentes depois de estarem totalmente cozinhados, mas não os cozinha demasiado.

As panelas de cozedura lenta mais modernas podem ter vários botões e definições para tipos específicos de alimentos, como guisado, sopa e muito mais.

Quais são os benefícios de cozinhar em lume brando?

O objetivo de uma panela de cozedura lenta é cozinhar os alimentos lentamente e a baixa temperatura, pelo que deve optar sempre pela definição baixa sempre que possível.

Existem algumas razões pelas quais cozinhar em lume brando é uma boa ideia:

Amolece a carne

Um dos melhores benefícios da cozedura em lume brando na panela de cozedura lenta é o facto de amaciar lindamente a carne. Os cortes de carne mais gordos, como o acém e o pernil, podem muitas vezes ser duros se não forem cozinhados corretamente. Numa panela de cozedura lenta em lume brando, estes podem ser cozinhados durante horas e deixados a amolecer para ficarem tão tenros.

Quando não tiver tempo para passar horas no fogão a cozinhar a carne, pode colocá-la na panela de cozedura lenta com outros ingredientes, programá-la para o nível baixo e deixá-la a amaciar durante o dia.

Sabor mais profundo

Se deixar cozinhar durante mais tempo a baixas temperaturas, a refeição que está a cozinhar terá tempo suficiente para desenvolver sabores profundos e bonitos. Os ingredientes irão misturar-se e embeber-se, e ficará com uma refeição deliciosa. Quanto mais tempo for deixado a cozer, melhor será o sabor.

Poupança de energia

É mais eficiente do ponto de vista energético cozinhar refeições durante mais tempo numa panela de cozedura lenta, em vez de as cozinhar durante mais tempo num fogão a gás ou num forno, pelo que não só obtém uma refeição deliciosa, como também é melhor para a sua carteira.

Quando é que se deve cozinhar em potência alta?

Como já foi referido, uma panela de cozedura lenta foi concebida para ser utilizada em lume brando e lento, mas há alturas em que não há problema em utilizar uma panela de cozedura lenta em lume alto.

Cozinhar em potência alta tem algumas vantagens, como o facto de os alimentos cozinharem mais rapidamente, em 3 ou 4 horas, em comparação com o tempo de cozedura mais longo necessário em potência baixa.

No entanto, é necessário garantir que os alimentos não são cozinhados em demasia na regulação alta, uma vez que a temperatura é mais elevada e existe o risco de os alimentos cozinharem demasiado.

Aqui estão alguns dos alimentos que se dão bem quando cozinhados em lume forte numa panela de cozedura lenta:

Carne magra

A carne magra tende a cozinhar melhor em lume alto numa panela de cozedura lenta, uma vez que pode facilmente secar e ficar em borracha se for deixada a cozinhar durante demasiado tempo. Cozinhá-la em lume alto durante menos tempo significa que a carne magra não ficará demasiado passada.

Galinha

O frango também pode ser cozinhado em lume forte, caso contrário, pode ficar seco e demasiado cozinhado. Cozinhado durante demasiado tempo, o frango pode ficar pouco apetitoso. Em lume forte durante pouco tempo, o frango pode ser cozinhado na perfeição e ficar macio.

Batatas

Os pratos de batata ficam bem quando cozinhados em potência alta, e mesmo as batatas inteiras só precisam de ser cozinhadas durante 4 horas na panela de cozedura lenta. As refeições de batata não precisam de ser cozinhadas durante mais tempo do que isso, pelo que a potência alta é uma boa definição a utilizar.

Tempos de cozedura da panela de cozedura lenta

Se precisar de uma pequena ajuda para saber quanto tempo deve cozinhar algo numa panela de cozedura lenta, tanto em lume brando como em lume alto, aqui está uma tabela que abrange as refeições básicas que se podem cozinhar numa panela de cozedura lenta e o tempo necessário para as cozinhar.

Tipo de carne Peso Definição baixa Definição elevada
Cortes para guisado de carne - Chuck, Shoulder, Roast 3 Libras 6 horas 5 horas
Assado de carne de vaca - Chuck, Brisket, Round 4 Libras 8 horas 6 horas
Lombo de porco 4 Libras 6 horas 5 horas
Assado de porco - rabo, pá 6 libras 9 horas 7 horas
Galinha 6 libras 6 horas 4 horas
Peixe 3 Libras 3 horas 1 hora

Deve colocar alimentos em camadas na sua panela de cozedura lenta?

Se estiver a fazer uma sopa, um guisado ou uma caçarola, é uma boa ideia colocar os alimentos em camadas na panela de cozedura lenta. Não será um desastre absoluto se não o fizer, mas os alimentos no fundo da panela estarão mais perto do elemento de aquecimento e, por conseguinte, precisam de aguentar mais o calor.

Colocar os ingredientes numa ordem específica terá algum efeito na forma como são cozinhados.

O ideal seria colocar no fundo os vegetais de raiz mais rija, como as batatas, as pastinacas e as cenouras, bem como as carnes.

A camada seguinte é constituída pelos cereais, se os adicionar à panela de cozedura lenta, os legumes, como os brócolos, a couve-flor e outros legumes delicados, e, por último, o líquido que será vertido sobre todos os ingredientes.

Posso cozinhar em potência alta durante metade do tempo que cozinharia em potência baixa?

Pode pensar que pode reduzir o tempo de cozedura e cozinhar em lume forte durante 4 horas, quando uma receita pede que a comida seja cozinhada em lume brando durante 8 horas.

Isto pode funcionar por vezes, mas não lhe dará o mesmo desenvolvimento de sabor e carne macia que obteria se cozinhasse em lume brando durante mais tempo. A refeição continuará a ser deliciosa, mas não será a mesma coisa que cozinhar em lume brando durante o dobro das horas.

Panela de barro/cozinha lenta Alta vs Baixa

Na maioria dos casos, deve definitivamente cozinhar em lume brando quando utiliza uma panela de cozedura lenta, uma vez que foi para isso que a panela de cozedura lenta foi criada e é a melhor forma de o fazer.

Uma refeição terá um sabor mais desenvolvido se for deixada a cozinhar em lume brando durante mais tempo e permite que os cortes de carne mais gordos amoleçam melhor.

No entanto, há algumas refeições que podem ser cozinhadas em lume forte, como as refeições com batatas, carne magra e frango.

Esperamos que o guia acima o ajude a saber quando utilizar a definição baixa ou alta na sua panela de cozedura lenta!

Perguntas relacionadas

Posso mudar a panela de cozimento lento de alta para baixa?

Pode ligar a panela de cozedura lenta no máximo para iniciar a cozedura em lume brando e depois baixá-la para o mínimo para cozinhar durante umas boas horas.

A panela de cozedura lenta consome muita energia?

As panelas de cozedura lenta não consomem muita energia e são um dos aparelhos mais eficientes do ponto de vista energético que pode utilizar na cozinha.

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.