9 melhores leites para batidos de proteínas

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Por muito que as marcas se esforcem por criar proteínas em pó com bom sabor, a verdade é que quase todas as proteínas em pó sabem mal. Utilizar leite para fazer batidos de proteínas é uma forma saudável de os tornar mais saborosos!

Mas qual é o melhor leite para os batidos de proteínas? Os melhores leites que pode utilizar para os batidos de proteínas são o leite magro, o leite de vaca magro e gordo, o leite de cabra, bem como leites vegetais como o leite de amêndoa, o leite de ervilha, o leite de aveia, o leite de cânhamo e o leite de soja.

Continue a ler para saber como escolher o melhor leite para os batidos de proteínas!

Como escolher o melhor leite para batidos de proteínas

Se os batidos de proteínas fazem parte da sua dieta, certamente já tentou prepará-los de diferentes formas.

Se estiver com pressa ou não se importar muito com o sabor do seu batido de proteínas, pode simplesmente misturar a proteína em pó com água e beber.

Mas se quiser apreciar realmente o sabor dos seus batidos de proteínas, uma forma de os tornar mais saborosos é utilizar leite em vez de água !

Para além de tornar o batido de proteínas mais saboroso, o leite também melhora a sua consistência e enriquece-o com muitas nutrientes .

Se decidiu utilizar o leite como base para os seus batidos de proteínas, existem várias opções que pode escolher.

Como os diferentes tipos de leite variam na sua valor nutricional, textura, sabor e outras características No entanto, há alguns aspectos que recomendamos que tenha em conta antes de escolher o leite para os seus batidos de proteínas.

Nutrição

Uma das razões pelas quais as pessoas consideram utilizar leite em vez de água nos batidos de proteínas é para aumentar o seu teor proteico.

O leite de vaca é o que tem mais proteínas, embora alguns leites vegetais também sejam bastante ricos em proteínas, como o leite de soja e o leite de ervilha.

Para além do teor de proteínas, recomendamos que verifique também o teor de gordura do leite, bem como os minerais e as vitaminas que contém.

Calorias

Se o conteúdo calórico dos batidos de proteínas é algo que o preocupa, recomendamos que procure leites vegetais.

Alergias e intolerância à lactose

Se tiver intolerância à lactose, deve utilizar leite de vaca sem lactose ou leite vegetal.

Sabor

Se for muito exigente quanto ao sabor dos seus batidos de proteínas, deve também considerar o sabor do leite que está a utilizar.

O leite de vaca tem um sabor agradável, ligeiramente doce, com o qual quase toda a gente está familiarizada. Se gosta de leite de vaca, vai descobrir que sabe bem em batidos de proteínas.

Os leites vegetais, por outro lado, têm notas de sabor específicas, dependendo da planta de onde provêm. Deve ter em conta as suas preferências de sabor ao escolher o leite vegetal para os batidos de proteínas.

Açúcar adicionado

É prática comum as marcas adicionarem açúcar ao leite vegetal para o tornar mais saboroso - embora o açúcar no leite vegetal o torne um pouco mais saboroso, também adiciona calorias e hidratos de carbono indesejados que pode não querer nos seus batidos de proteínas.

Independentemente do leite vegetal que comprar, tente comprar a versão sem açúcar. Pode sempre adoçar a sua bebida quando estiver pronta, utilizando substitutos de açúcar saudáveis.

Textura

A utilização de leite em vez de água para fazer batidos de proteínas produzirá resultados mais cremosos. No entanto, diferentes tipos de leite têm consistências diferentes.

Se quiser que o batido de proteínas fique muito cremoso, use leite de vaca, leite de coco ou leite de soja. Alguns leites vegetais, como o leite de amêndoa e o leite de cânhamo, são bastante finos.

Melhores leites para batidos de proteínas

Independentemente do leite que utilizar, os batidos de proteínas ficarão mais cremosos e deliciosos do que se os fizer com água.

Aqui estão alguns dos melhores leites para utilizar em batidos de proteínas!

1. leite magro

Se não tem intolerância à lactose, mas quer manter os seus batidos de proteínas cremosos e com o mínimo de gordura possível, o leite magro é uma óptima escolha.

O leite desnatado também pode ser rotulado como leite magro O leite desnatado é fabricado retirando toda a gordura láctea do leite gordo. O teor de gordura do leite desnatado deve ser menos de 0,5%.

O leite desnatado fornece o a mesma quantidade de proteínas que o leite gordo Contém também o as mesmas vitaminas e minerais O leite com maior teor de gordura, mas também recebe nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina D do leite desnatado.

O leite magro não contém qualquer gordura, pelo que é muito menos calorias do que o leite gordo Uma chávena de leite magro contém cerca de 8,5 gramas de proteína .

Recomendado: Leite desnatado Natrel

Experimente este leite magro se quiser fazer batidos de proteínas cremosos e deliciosos, mais ricos em vitaminas e minerais do que os batidos à base de água.

O leite desnatado Natrel contém 8 gramas de proteína por chávena e não contém gordura, nem OGM, conservantes ou aditivos artificiais.

2. leite de amêndoa

Utilizar leite em vez de água é uma forma fácil de melhorar a consistência dos batidos de proteínas, mas o leite acrescenta calorias aos batidos de proteínas e, para algumas pessoas, estas são indesejáveis.

Se quiser manter o seu batido de proteínas tão baixo em calorias quanto possível, mas melhorar a consistência, o leite de amêndoa é a sua melhor aposta!

Desde que utilize leite de amêndoa sem açúcar, este não afectará significativamente o número de calorias do batido de proteínas. Uma chávena de leite de amêndoa sem açúcar pode conter apenas 30 calorias .

O leite de amêndoa não é naturalmente rico em proteínas, mas pode obter leite de amêndoa com proteínas adicionadas, se quiser tornar o seu batido de proteínas mais completo!

Recomendado: Leite de Amêndoa Orgânico Orgain

Este leite de amêndoa não é adoçado e contém 10 gramas de proteína por dose. O elevado teor de proteína deve-se à adição de proteína de ervilha!

O leite de amêndoa sem açúcar Orgain tem um sabor suave e é uma boa fonte de cálcio, além de ser rico em vitamina D, fósforo e ferro. Este leite vegetal não contém OGM e é isento de soja, glúten e lactose.

3. leite de soja

O leite de soja é um leite à base de plantas que fornece quase tanta proteína como o leite de vaca Isto faz com que o leite de soja seja uma óptima opção para as pessoas que querem adicionar mais proteínas aos seus batidos, mas mantendo-os sem lactose e veganos.

Outra razão para escolher o leite de soja para os batidos de proteínas é o facto de não ter colesterol e ter uma quantidade insignificante de gordura saturada.

Em termos de textura, o leite de soja é suave e tem um consistência semelhante à do leite de vaca .

Se não gosta da ideia de utilizar leite de amêndoa nos seus batidos de proteínas devido à sua consistência fina, deve certamente experimentar o leite de soja antes de desistir da ideia de utilizar leite vegetal nos batidos de proteínas!

Mas atenção, uma vez que os produtos derivados de soja têm sido cada vez mais populares nos últimos anos, existe um risco maior de comprar leite de soja de má qualidade.

Recomendado: Leite de soja orgânico sem açúcar da Silk

Este leite de soja é uma óptima opção para batidos de proteínas, uma vez que não tem açúcar, é orgânico e não contém OGM. Uma chávena de leite de soja Silk contém uns impressionantes 8 gramas de proteína e 80 calorias. Este leite é também uma fonte de vitaminas e minerais.

Como o leite de soja Silk não é adoçado e não tem sabores artificiais, experimentará o sabor suave e ligeiramente doce do leite de soja puro que combina bem com muitos ingredientes.

4. leite magro

O leite magro contém cerca de 2% de gordura É a opção perfeita para quem gosta de leite de vaca, mas não quer que este seja nem isento de gordura nem demasiado rico em gordura!

Leite com teor reduzido de gordura, também conhecido como 2 por cento de leite é mais saudável do que o leite gordo, pois contém o a mesma quantidade de proteínas, mas não tanto de gorduras como o leite gordo.

Para comparação, uma chávena de leite gordo contém 8 gramas de gordura, enquanto uma chávena de leite magro contém 2,5-5 gramas de gordura.

Como o leite magro é fortificado, contém mais vitaminas do que o leite gordo.

Recomendado: Leite com baixo teor de gordura A2 2%

O leite com teor reduzido de gordura A2 a dois por cento é o que pode usar para tornar os seus batidos de proteínas mais saudáveis e mais saciantes, evitando as calorias extra que vêm do leite gordo.

Uma porção deste leite contém 5 gramas de gordura e 10 gramas de proteína. É também uma fonte de vitaminas A, C e D, bem como de cálcio e potássio.

5. leite de ervilha

O leite de ervilha tem opiniões divergentes: algumas pessoas acham que não tem um sabor muito bom, enquanto outras dizem que tem um sabor amargo desagradável.

O leite de ervilha é feito de proteína de ervilha extraída de ervilhas amarelas Para melhorar a consistência do leite de ervilha, são adicionados água, óleo vegetal e melhoradores de textura. O leite de ervilha também é fortificado para o enriquecer com vitaminas e minerais.

O sabor do leite de ervilha sem açúcar é bastante simples; sabe a leite de amêndoa sem açúcar. Mas o leite de ervilha é muito mais cremoso Se não gostar do sabor do leite de ervilha simples, pode comprar versões com sabor a baunilha ou chocolate.

Recomendado: Leite de ervilha Sproud

Se gosta da ideia de utilizar leite de ervilha para batidos de proteínas, este leite de ervilha não contém qualquer adição de açúcar, glúten ou soja.

Uma chávena de leite de ervilha Sproud contém apenas 60 calorias e 4 gramas de proteínas. Este leite de ervilha é também uma fonte rica em vitaminas B2 e B12, vitamina A, D, potássio e cálcio.

O leite de ervilha sem lacticínios Sproud está disponível em vários sabores, incluindo baunilha, chocolate e Barista, este último adoçado com xarope de agave.

6. leite de cânhamo

Se preferir leites vegetais à base de sementes, escolha leite de cânhamo para batidos de proteínas! O leite de cânhamo é uma mistura de água e sementes de cânhamo.

O leite de cânhamo tem um leve sabor a nozes e textura cremosa É um dos melhores leites veganos que se pode usar para melhorar a consistência e o sabor dos batidos de proteínas.

O leite de cânhamo não é o leite vegetal mais rico em proteínas, mas também é não é rico em gorduras O que o torna uma boa opção para as pessoas que não querem tornar os seus batidos de proteínas muito calóricos.

Recomendado: Leite de cânhamo sem açúcar da Pacific Foods

Este é um leite de cânhamo suave e cremoso que pode utilizar não só para batidos de proteínas, mas também para café e smoothies! Contém 3 gramas de proteínas por dose e muitos minerais saudáveis.

O leite de cânhamo da Pacific Foods também está disponível com sabor a baunilha.

7. leite de aveia

O leite de aveia é uma boa opção para as pessoas que preferem um leite vegetal de sabor suave. Este leite sem lactose é feito através da mistura de aveia com água.

A aveia contém naturalmente algum açúcar e é por isso que mesmo o leite de aveia sem açúcar tem um sabor bastante doce. Em geral, o perfil de sabor do leite de aveia é mais suave em comparação com outros leites vegetais.

O teor proteico do leite de aveia não é tão elevado como o do leite de soja, que ocupa o primeiro lugar no que diz respeito ao teor proteico.

Se é intolerante à lactose ou vegan e precisa de adicionar proteína aos seus batidos utilizando leite vegetal, o leite de aveia pode não ser a melhor escolha. opção de baixo teor calórico e de sabor suave .

Recomendado: Leite de aveia biológico da Pacific Foods

É uma boa escolha, uma vez que é certificado como orgânico e contém 4 gramas de proteínas por chávena. Utilizar este leite de aveia como base para batidos de proteínas também os enriquecerá com cálcio, potássio, ferro e vitamina D.

No entanto, este leite de aveia contém açúcares adicionados. Se isso não for um obstáculo para si, mas ainda assim preferir ter menos açúcar nas suas bebidas, escolha a variedade de Açúcar Reduzido! Contém quatro vezes menos açúcar do que o original.

8. leite gordo

Se o seu objetivo é construir músculo, então recomendamos vivamente que faça os seus batidos de proteínas com leite gordo. O leite gordo é mais rico em gordura e, por conseguinte, muito mais elevado em calorias do que o leite de vaca com baixo teor de gordura e diferentes tipos de leites vegetais.

Uma chávena de leite gordo contém até 150 calorias, 8 gramas de proteína e 8 gramas de gordura Graças à sua elevado teor de gordura o leite gordo é espesso e cremoso e pode melhorar muito a textura dos seus batidos de proteínas.

Uma coisa importante que deve saber sobre o leite gordo é que não o deve beber em excesso. O leite gordo é rico em gorduras saturadas e pode aumentar os níveis de colesterol nocivos para a saúde e provocar problemas cardíacos .

Por isso, se gosta de usar leite gordo para as suas outras bebidas à base de leite que bebe diariamente, recomendamos que use leite com baixo teor de gordura para os batidos de proteínas para evitar o consumo de demasiada gordura saturada.

Recomendado: Leite de grão inteiro da Organic Valley

Este leite é um leite integral orgânico de grau A. Este leite alimentado com erva é cremoso e será uma base perfeita para batidos de proteínas se não tiver medo das calorias e gorduras extra!

9. leite de cabra

Quando pensamos em leite animal, o que nos vem à cabeça é o leite de vaca, mas também há outras opções - o leite de cabra é uma delas!

O leite de cabra tem um sabor muito semelhante ao do leite de vaca gordo. cremoso e ligeiramente doce Em termos nutricionais, o leite de cabra é um pouco diferente do leite de vaca, o que o torna uma opção de leite adequada para algumas pessoas.

O leite de cabra é mais rico em proteínas e gordura do que o leite de vaca, mas contém menos lactose e é mais facilmente digerível do que o leite de vaca.

É uma boa ideia utilizar leite de cabra para os batidos de proteínas se os quiser fazer extra cremoso e mais recheado O leite de cabra também enriquece o batido de proteínas com um maior quantidade de vitaminas e minerais do que o leite de vaca.

Recomendado: Leite de cabra Mayenberg

O leite de cabra pode não ser tão popular como o leite de vaca, mas felizmente existem algumas óptimas opções no mercado. Este é o leite de cabra integral que não contém quaisquer aditivos artificiais e conservantes. Contém 8 gramas de proteína por porção.

Perguntas relacionadas

Seguem-se algumas perguntas relacionadas com as diferentes opções de leite, em particular as opções sem leite.

É possível fazer leite de amêndoa em casa?

Sim, pode fazer o seu próprio leite de amêndoa em casa. Veja este vídeo da Clean & Delicious no YouTube para um tutorial rápido:

É possível fazer leite de cânhamo em casa?

Sim, pode fazer o seu próprio leite de cânhamo em casa. Veja este vídeo do Detoxinista no YouTube para um tutorial rápido:

É possível fazer leite de aveia em casa?

Sim, pode fazer o seu próprio leite de aveia em casa. Veja este vídeo de Cooking with Coit no YouTube para um tutorial rápido:

É possível fazer leite de ervilha em casa?

Sim, pode fazer o seu próprio leite de ervilha em casa. Veja este vídeo de Liliane Smith no YouTube para um tutorial rápido:

É possível fazer leite de soja em casa?

Sim, pode fazer o seu próprio leite de soja em casa. Veja este vídeo do Mary's Test Kitchen no YouTube para um tutorial rápido:

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.