Qual é o sabor das ovas de salmão?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Durante décadas, as ovas de salmão estiveram fora do alcance do homem comum. Por muito que se goste de comida ou por muito que se esteja disposto a experimentar coisas novas e estranhas, eram simplesmente demasiado caras.

No entanto, hoje em dia, tornou-se surpreendentemente mais barato. Não nos interpretem mal, o preço continua a ser bastante elevado.

Mas como se tornou mais fácil de encontrar, o preço baixou, sendo possível obter um pequeno frasco de ovas por menos de cem dólares (dependendo da qualidade, claro).

Mas antes de assumir esse compromisso financeiro, qual é o sabor das ovas de salmão? Honestamente, o facto de ser uma iguaria não faz com que o seu sabor seja assim tão especial. As ovas de salmão têm um sabor amargo com toques de doçura. Também se podem apanhar sabores perceptíveis de peixe salmão. E a textura é macia, cremosa e tenra.

Hoje, vamos falar mais detalhadamente sobre o que são exatamente estes ovos, qual o seu sabor e o seu valor nutricional.

Todas estas informações serão suficientes para o convencer a experimentar, pelo menos uma vez! Mas, se ainda não tem a certeza se deve ou não dar o passo em frente, fornecemos alguns pratos inspiradores que pode experimentar!

O que são ovas de salmão?

Ovas ou ovas duras são termos utilizados para descrever ovas completamente desenvolvidas e amadurecidas de peixes e de alguns outros animais marinhos, como vieiras, camarões e lulas, que ainda não estão fertilizadas.

Estes ovos podem ser obtidos internamente nos ovários dos peixes ou em massas de ovos externas, dependendo inteiramente da espécie de onde são obtidos.

As ovas de salmão, naturalmente, referem-se às ovas de espécies específicas de salmão. Estas ovas específicas têm uma cor laranja-avermelhada e um aspeto brilhante. Não são completamente translúcidas, mas também não são de cor mate .

Estes ovos são considerados uma iguaria em todo o mundo, podendo ser consumidos cozinhados ou crus, mas também podem ser conservados para fazer artigos como o caviar.

Independentemente da forma como são utilizadas ou transformadas, ou mesmo do peixe de que provêm, as ovas são uma iguaria muito procurada e têm um preço bastante elevado, razão pela qual não são muitas as pessoas que as conhecem.

Ovas de salmão vs Caviar

Estes dois elementos não devem ser confundidos. As ovas de salmão são o ingrediente de base utilizado no fabrico do caviar, sendo totalmente cruas quando colhidas e vendidas frescas .

O caviar, por outro lado, embora continue a conter ovas de salmão frescas, foi transformado .

O caviar é produzido através da cura em sal de ovas de várias espécies de peixes, incluindo o salmão, o que altera naturalmente a textura e o sabor das ovas.

O caviar também é utilizado de uma forma diferente das ovas de salmão frescas ou, pelo menos, para fins diferentes.

Se quisermos ser ainda mais técnicos, o caviar de salmão é um autêntico substituto do caviar, mas o termo só se aplica verdadeiramente aos peixes da família do esturjão Acipenseridae.

Qual é o sabor das ovas de salmão?

As ovas de salmão têm um sabor relativamente amargo Se for um super degustador (alguém que é sensível a sabores amargos), provavelmente não irá gostar. Também tem um sabor definitivo a peixe, sublinhado com notas subtis de doçura.

O que faz com que as ovas de salmão se destaquem dos outros tipos é o facto de realçarem os sabores naturais do próprio peixe O salmão tem um sabor suave com a doçura e o salgado do mar.

A textura das ovas de salmão é também única, muito macia e tenra, quase se derrete na boca. Algumas pessoas descrevem-nas como cremosas e gostam de as combinar com outros queijos de pasta mole.

Nutrição das ovas de salmão

De um modo geral, a maioria das ovas de peixe contém praticamente os mesmos nutrientes que o peixe, embora em quantidades mais pequenas.

As ovas de salmão são muito ricas em proteínas e são uma excelente fonte de vitamina A, B12 e D. Também são ricas em minerais como o selénio e o fósforo. Também contêm muitos antioxidantes e colina.

O seu maior inconveniente é o facto de serem muito calóricas: apenas 15 gramas (1 colher de sopa) contêm 25 calorias!

O lado positivo é que não se trata de um ingrediente que se ingira em grandes quantidades, sendo provável que não chegue a ingerir uma colher de sopa de uma só vez.

Como comer ovas de salmão

Há imensas formas de comer ovas de salmão. Sabemos que é surpreendente que um ingrediente tão pequeno e simples possa ser tão versátil.

Canapés

Os canapés são, sem dúvida, a primeira vez que a maioria das pessoas se depara com ovas de salmão, logo seguidas pelo sushi. Mesmo nos filmes, verá esta iguaria a ser apresentada aos ricos e famosos em pratos dourados de canapés!

A nossa fórmula fácil de canapés inclui uma bolacha salgada básica, queijo creme, fitas de salmão fumado, ovas de salmão (ou caviar) e um raminho de endro .

Já vimos pessoas a fazer estes canapés em taças de bolacha com framboesa e parmesão. Pode realmente brincar com uma tonelada de sabores!

Sushi

Como já referimos, o sushi é outra forma popular de servir ovas de salmão e caviar. Sendo um ingrediente tradicional japonês, faz sentido que seja tão popular nos pratos japoneses.

No sushi, pode até obter rolos de ovas de salmão, que são essencialmente envoltórios de algas marinhas recheados com ovas e guarnecidos com uma erva fresca, como o endro. Estes podem ser muito ricos e amargos se não estiver familiarizado com o sabor .

Em vez disso, experimente algo que tenha sido guarnecido com algumas ovas de salmão. Pode ser qualquer tipo de sushi, mas, normalmente, é servido com algum tipo de rolo de salmão ou de pepino.

Se o sushi que está a comprar é barato, provavelmente não utilizaram ovas de salmão verdadeiras. Lembre-se que estas ovas são uma iguaria e têm esse preço.

Num prato de massa

Acredite ou não, apesar de estes dois conceitos serem mundos à parte (literalmente), é uma excelente combinação. No entanto, a massa de marisco não é realmente um conceito estranho.

Pode fazer uma massa muito simples com fettuccini. Depois, pode simplesmente misturar um pouco de natas frescas, queijo creme derretido ou natas azedas com ervas e especiarias .

Adicione algumas fitas de salmão para dar mais substância ao prato e, por fim, adicione as ovas de salmão.

Ovos mexidos

Outra forma muito estranha e inédita de servir este ingrediente caro. Mas, mais uma vez, a maioria das pessoas só o conhece com sushi e canapés, o que não significa que não possa ou não deva ser servido de outras formas!

As ovas de salmão são um fantástico complemento nutritivo para o seu pequeno-almoço matinal. E pode até brincar com diferentes perfis de sabor, adicionando especiarias variadas de cada vez que fizer este prato .

Além disso, os ovos mexidos com ovas não são apenas bons para o pequeno-almoço. Também pode fazer canapés deliciosos com esta mistura ou preparar uma receita especial de ovos cozidos.

Flapjacks, Panquecas ou Scones

A nossa última forma fantástica de servir e utilizar as ovas de salmão é numa variedade de refeições ligeiras. Mas, se as juntar a outros ingredientes, pode fazer uma refeição inteira com elas!

Depois, pode procurar algumas combinações de sabores com ovas de salmão para criar um prato único à sua medida .

Mais uma vez, o queijo creme e as fitas de salmão fumado combinam muito bem com as ovas de salmão, mas ficaria surpreendido com a qualidade das bagas frescas e do mascarpone.

Não tenham medo de experimentar novos sabores, só assim se descobrem novos pratos!

A seguir: O papel do congelador pode ir ao forno?

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.