O Pyrex pode ir ao micro-ondas?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

É melhor ter em conta alguns aspectos antes de colocar o Pyrex no micro-ondas.

Os artigos de vidro e de cozinha Pyrex são omnipresentes e extremamente práticos, pelo que é natural que se queira utilizá-los diretamente no micro-ondas para poupar tempo e evitar acumular recipientes adicionais na máquina de lavar louça.

Mas o Pyrex pode ir ao micro-ondas? Sim, o Pyrex é compatível com o micro-ondas e pode ser utilizado para aquecer alimentos diretamente no micro-ondas. No entanto, deve verificar novamente a rotulagem na parte inferior para confirmar a sua segurança e nunca deve colocar Pyrex frio no micro-ondas porque pode partir-se devido ao choque térmico.

Como é que este material é bom e mau para o micro-ondas? Leia abaixo para saber mais!

Pyrex e micro-ondas

A Pyrex existe desde o início do século XX, revolucionou os artigos de vidro e de cozinha e os seus produtos podem ser encontrados em todo o mundo.

Fabricado a partir de vidro borossilicato de baixa expansão térmica, o Pyrex produz produtos robustos de vidro e cerâmica que têm amplas aplicações em armazenamento e aquecimento .

Embora normalmente possa utilizar qualquer tipo de recipiente Pyrex seguro para o micro-ondas, deve sempre confirmar primeiro a rotulagem do produto.

Verifique a parte inferior da embalagem para ver todos os rótulos relevantes. Além disso, pode consultar o sítio Web da empresa para obter mais informações sobre segurança.

A Pyrex produz muitos produtos seguros para o micro-ondas que podem ser utilizados mesmo com a tampa colocada . Mas tenha em atenção que nem todos os recipientes são concebidos para serem utilizados em micro-ondas ou com calor.

As micro-ondas são incompatíveis com qualquer tipo de folha de alumínio e podem causar graves problemas de faíscas. A forma como as micro-ondas funcionam é através da utilização de um magnetrão de alta potência que produz micro-ondas focadas que fazem ricochete nas paredes da câmara interior.

As ondas são maioritariamente absorvidas pelas moléculas de água e de gordura, transferindo assim energia para elas, o que excita as moléculas que, por sua vez, criam fricção e calor.

É por isso que as micro-ondas podem penetrar profundamente nos alimentos e aquecê-los, tanto a partir do interior como superficialmente.

Em comparação, um forno começa por aquecer superficialmente os alimentos e transfere o calor do exterior para o interior.

Para serem classificados como seguros para o micro-ondas, os recipientes para alimentos têm de ultrapassar duas questões:

  1. Têm de suportar o calor e o vapor.
  2. Não devem apresentar qualquer tipo de reação às micro-ondas.

Ambos os problemas são relativamente fáceis de resolver. Por exemplo, pode sempre aquecer os alimentos com a tampa aberta, o que libertará vapor sem qualquer acumulação. O segundo problema pode ser resolvido utilizando materiais seguros para o micro-ondas!

No entanto, no caso do Pyrex, há outro aspeto a considerar: a fragilidade do vidro.

Vidro e micro-ondas - uma combinação perigosa?

A tecnologia moderna de fabrico de vidro é agora suficientemente avançada para produzir recipientes robustos que são seguros para o micro-ondas e à prova de calor. Mas por mais avançado que seja um produto de vidro, terá sempre algumas falhas inerentes.

Por exemplo, quando se aquecem alimentos à temperatura ambiente, os recipientes de pirex suportam facilmente o calor, mas podem não resistir bem quando são aquecidos diretamente do congelador.

Isto não é uma limitação do Pyrex! É uma ocorrência comum nos recipientes de vidro.

Este fenómeno é designado por "choque térmico", em que as mudanças bruscas de temperatura podem provocar tensões mecânicas na superfície do vidro, o que faz com que este acabe por rachar!

Mais uma vez, é por esta razão que é necessário verificar a rotulagem do recipiente em que está a investir.

A Pyrex oferece uma gama de produtos que podem, de certa forma, ultrapassar o choque térmico, mas mesmo assim deve tentar NÃO aquecer alimentos congelados em recipientes de vidro.

As micro-ondas podem atingir até 212°F. Mas o problema com o choque térmico é que ele ocorre principalmente quando a mudança de temperatura é de cerca de 50°F .

Embora esta taxa possa variar de um aparelho para outro, é melhor escolher apenas a linha de produtos Pyrex para micro-ondas para obter a melhor experiência.

A Pyrex afirma que os seus produtos de vidro especializado podem suportar temperaturas extremas, que vão de -40°F a 390°F.

Isto significa que poderá aquecer facilmente alimentos congelados nos mesmos recipientes - mas, mais uma vez, um pouco de cautela é muito importante!

Além disso, outro aspeto a ter em conta é o vapor gerado pelos alimentos enquanto estes aquecem.

Lembre-se de que as micro-ondas penetram muito facilmente nos materiais, pelo que podem ser facilmente absorvidas pelas moléculas de água e de gordura dos alimentos. Se o recipiente for hermético, pode optar por um recipiente de vidro que permita a entrada de vapor.

A Pyrex também oferece muitos produtos diferentes que têm saídas de vapor que permitem a saída de gases. Este tipo de design regula a pressão interna, o que pode até ajudar a que os alimentos fiquem menos encharcados.

Tenha em atenção que, à medida que aumenta o teor de humidade no recipiente, a comida fica demasiado húmida ou esfarelada.

Para ultrapassar este problema, pode tentar aquecer os alimentos com a tampa aberta.

Se não conseguir abrir a tampa ou se o recipiente estiver congelado, em vez de o descongelar ou aquecer diretamente no micro-ondas, sugerimos que descongele o recipiente durante a noite no frigorífico .

Esta técnica é perfeita para todos os tipos de recipientes para alimentos, uma vez que minimiza bastante o stress geral que é colocado no vidro, mas se não puder esperar tanto tempo, aquecer o recipiente gradualmente pode ajudar a evitar o desastre.

Comece com a definição de descongelação e, em seguida, aumente lentamente a potência de saída do micro-ondas até estar a funcionar na potência máxima.

Esta estratégia reduzirá o stress térmico global no recipiente e também o ajudará a aquecer os alimentos de forma mais eficiente.

A forma correcta de aquecer alimentos em pirex

Eis alguns passos para colocar corretamente os alimentos no micro-ondas em Pyrex:

  • Comece por armazenar os alimentos utilizando os protocolos de armazenamento correctos. Por exemplo, nunca encha demasiado um recipiente Pyrex e deixe espaço suficiente para que os alimentos aqueçam sem derramar. Além disso, certifique-se de que veda corretamente o recipiente, tal como indicado pelo fabricante.
  • Guarde os recipientes Pyrex no frigorífico a 40°F. Normalmente, os recipientes Pyrex suportam temperaturas de congelação, pelo que são adequados para temperaturas tão baixas como 0F - que é também a temperatura recomendada pelo USDA para a conservação de alimentos.
  • Quando estiver pronto para aquecer os alimentos, basta passar o conteúdo para um prato próprio para micro-ondas OU colocar o recipiente Pyrex no micro-ondas diretamente do frigorífico. Se aquecer alimentos congelados do congelador, pode descongelar o recipiente durante a noite.
  • Verifique as indicações na embalagem que recebeu com o recipiente ou pode também consultar o sítio Web da Pyrex para obter mais informações sobre como utilizar e aquecer corretamente o seu recipiente específico. Também seria uma boa ideia remover quaisquer materiais reactivos, como papel de alumínio ou utensílios, antes de aquecer.
  • Tenha em atenção o recipiente e o seu conteúdo quando aquecido. O recipiente pode não parecer quente, mas pode estar suficientemente aquecido para causar ferimentos ligeiros ou acidentes. Utilize sempre luvas resistentes ao calor ou um pano para retirar o recipiente Pyrex do micro-ondas.
  • Também pode deixar os alimentos na câmara do micro-ondas durante algum tempo antes de os retirar. Retire o recipiente após 3-5 minutos para obter alimentos quentes e um recipiente seguro de manusear!

Como escolher o melhor contentor de armazenagem

A maior parte das pessoas compra o primeiro recipiente ou objeto de vidro que vê e, embora esta estratégia possa funcionar na maior parte das vezes, em determinadas situações, pode beneficiar mais se fizer uma pequena pesquisa prévia.

Por exemplo, se quiser um produto Pyrex que possa ser facilmente utilizado no micro-ondas, sugerimos que procure um conjunto de recipientes de armazenamento de vidro de 6 peças.

Estes recipientes são óptimos para uso diário e estão classificados para fornos e micro-ondas de alta temperatura e as tampas também são seguras para micro-ondas!

Se procura algo maior e adequado para cozinhar, então pode optar por um prato de vidro Pyrex Easy Grab de 2 quartos que pode facilmente suportar temperaturas extremas e é ótimo para uma variedade de receitas.

É fabricado com o mesmo vidro reforçado pelo qual o Pyrex é conhecido e é também completamente seguro em todos os aspectos.

No entanto, para garantir a longevidade deste produto, recomendamos que siga o nosso guia e as dicas deste artigo para uma utilização a longo prazo.

Por fim, para os utensílios de pastelaria, recomendamos que consulte o conjunto de taças de mistura de vidro Pyrex 3 Piece, que inclui uma gama de taças de diferentes tamanhos e aptas para o micro-ondas para utilização diária.

Existem muitas outras opções que também pode escolher. Lembre-se apenas de seguir as indicações do fabricante e poderá tirar o máximo partido do Pyrex durante anos!

Aquecimento de assadeiras e outros pratos de vidro

A Pyrex oferece uma gama de diferentes utensílios para cozer, assar e pratos de vidro que pode utilizar livremente com o seu micro-ondas.

A maior parte destes produtos de vidro são fabricados tendo em conta as altas temperaturas, pelo que também podem ser facilmente utilizados no micro-ondas.

No entanto, mesmo com estes recipientes de vidro sem tampa, aplicam-se as mesmas regras de aquecimento. Não se esqueça que o vidro, tal como qualquer outro material na Terra, está sujeito às leis da física, independentemente da qualidade do seu fabrico .

Salvo indicação da marca, deve tentar não aquecer rapidamente recipientes de vidro congelados e vice-versa.

Os recipientes para bolos são normalmente uma escolha popular para fornos e micro-ondas, o que significa que pode facilmente cozinhar e reaquecer alimentos diretamente no recipiente.

É claro que terá de retirar as tampas de alumínio ou de metal antes de colocar os recipientes no micro-ondas.

O que aconteceria se deixasse acidentalmente uma tampa de metal e vidro no micro-ondas? Bem, não muito.

Curiosamente, as micro-ondas só afectam pedaços amassados ou grandes massas de folha de alumínio ou metal .

Isto significa que, em alguns casos, os objectos com uma superfície espessa e lisa podem ser capazes de desviar as micro-ondas. Pense nisso, as paredes dentro do micro-ondas são feitas de metal!

A razão pela qual a unidade inteira não se incendeia é o facto de não existirem partes pontiagudas ou irregulares nas paredes.

Tudo é liso e uniforme, o que permite que as micro-ondas sejam desviadas em torno da câmara em vez de provocarem uma acumulação de corrente.

Assim, a menos que a tampa do seu recipiente Pyrex tenha um design estranho ou peças metálicas desiguais na tampa, poderá facilmente utilizar a tampa também no micro-ondas .

Mas é claro, recomendamos vivamente que verifique o manual de instruções dos seus recipientes de vidro ou de pastelaria antes de os utilizar no micro-ondas .

Dicas e truques

Aqui estão algumas dicas e truques fantásticos para utilizar o Pyrex no micro-ondas:

  • Opte por um recipiente com saídas de vapor incorporadas que possam dispersar facilmente o excesso de calor dos alimentos. A Pyrex concebe vários produtos seguros para o micro-ondas para que possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.
  • Tente aquecer os líquidos com a tampa parcialmente aberta. A tampa protege as paredes do micro-ondas de salpicos. À medida que o líquido e o conteúdo aquecem, podem formar bolhas ou bolsas de calor que se expandem rapidamente e causam confusão. A tampa resolve este problema criando um escudo.
  • Manusear sempre os recipientes Pyrex com cuidado e precaução. O micro-ondas é conhecido por aquecer e, por vezes, sobreaquecer alimentos e recipientes. Utilize luvas de proteção e pouse o recipiente de vidro aquecido suavemente sobre o balcão. Quaisquer movimentos bruscos podem provocar fissuras e partir o recipiente!
  • Tente evitar o arrefecimento rápido dos recipientes Pyrex. Assim que terminar de aquecer os alimentos, retire o conteúdo e aguarde até que o recipiente esteja à temperatura ambiente ou próximo desta. A exposição do recipiente a temperaturas quentes e depois frias pode provocar microfissuras ou rupturas visíveis.
  • Do mesmo modo, evite adicionar líquidos quentes aos recipientes Pyrex e nunca sobreaqueça alimentos à base de líquidos, como sopas ou molhos, no micro-ondas. Preste atenção ao tempo de cozedura ou de aquecimento e siga todos os protocolos de segurança necessários para evitar qualquer acidente.
  • Quando utilizar um micro-ondas de alta potência e calor elevado, comece com a definição intermédia e depois aumente a definição de potência conforme necessário. Isto é ótimo por duas razões: 1.) reduzirá o número de pontos frios nos alimentos e 2.) garantirá a segurança do seu aparelho e também do Pyrex.

Perguntas relacionadas

Os prós e contras do micro-ondas podem ser um pouco confusos, mas com o produto certo e o nosso guia, poderá utilizar os recipientes Pyrex sem falhas!

Agora que já sabe como utilizar o Pyrex no micro-ondas, aqui ficam algumas perguntas relacionadas!

Todas as tampas Pyrex são adequadas para o micro-ondas?

De um modo geral, os produtos Pyrex são concebidos para poderem ser utilizados no micro-ondas, mas se tiver um produto antigo em casa, poderá querer verificar se o fundo do recipiente está devidamente rotulado.

A rotulagem ajudá-lo-á a determinar se o seu produto específico é seguro para o micro-ondas ou para o forno .

Se tiver dúvidas sobre a segurança do seu Pyrex, recomendamos vivamente que não o utilize no micro-ondas.

Deve-se aquecer e depois voltar a congelar o Pyrex?

Quando os alimentos armazenados são aquecidos, devem ser consumidos no mesmo dia. A razão para tal é que reaquecer e armazenar alimentos repetidamente pode comprometer a sua qualidade e segurança .

Embora seja possível colocar alimentos reaquecidos no Pyrex no frigorífico, sugerimos que espere até que, pelo menos, o recipiente esteja à temperatura ambiente antes de o colocar no congelador.

Qual é a melhor regulação do micro-ondas para aquecer Pyrex?

O Pyrex à temperatura ambiente pode ser aquecido na potência máxima com qualquer tipo de micro-ondas.

Para os Pyrex armazenados no congelador, comece sempre com a regulação média e regule o temporizador conforme necessário. Pode verificar o Pyrex e os alimentos após 2-3 minutos para ver se estão a aquecer conforme necessário .

Adicione 1-2 minutos de tempo de aquecimento ao micro-ondas até que a comida esteja devidamente quente e pronta!

A seguir: Bolo de limão

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.