Índice
O queijo é uma daquelas coisas que torna tudo melhor. É um dos alimentos mais antigos que temos e, além disso, é um ingrediente muito apreciado em todo o mundo, pois faz parte integrante de muitas cozinhas do mundo.
Talvez uma das formas mais eficazes de o utilizar seja como molho. Todos nós, num momento ou noutro, já nos deparámos com uma forma de molho de queijo.
Por um lado, o seu molho de queijo pode ser algo tão gourmet como o bechamel e o Mornay, que são pratos franceses. Por outro lado, pode ser algo tão simples e acessível como um molho de queijo nacho caseiro ou um molho queso.
Mas é possível congelar o molho de queijo? Geralmente, sim, pode congelar molho de queijo. No entanto, dependendo do tipo de queijo utilizado para fazer o molho e de outros ingredientes incluídos, alguns molhos congelam melhor do que outros e alguns podem perder o sabor ou a textura.
Este guia será útil para ajudá-lo a armazenar melhor o seu molho de queijo.
Congelar diferentes tipos de queijo
Antes de mais, é necessário conhecer melhor os diferentes tipos de queijo. Apresentamos de seguida uma visão geral das categorias de queijo.
A tabela abaixo é extremamente importante para os nossos objectivos, uma vez que lhe dá uma ideia de quais os queijos que congelam bem e quais os que não congelam.
Diferentes tipos de queijo
Tipo de queijo | Teor de gordura | Exemplos |
Queijo fresco | 19-24% | Mozzarella, queijo cottage |
Queijo fresco curado | 19-24% | Ricota, mozarela |
Casca branca e macia | 24-26% | Chèvre log, camembert |
Queijo semi-mole | 26-28% | St. Nectaire, reblochon |
Queijo duro | 28-34% | Cheddar, parmesão, Gruyère |
Queijo azul | 28-34% | Gorgonzola, roquefort |
Para ser mais específico, as características físicas do queijo desempenham um papel crucial, sendo a textura, o teor de gordura e os níveis de humidade os mais importantes.
Certifique-se de que presta muita atenção a estas características ao olhar para os ingredientes específicos do molho de queijo que está a planear congelar.
A título de orientação geral, importa referir que quanto maior for o teor de gordura, melhor Por isso, não é de admirar que o queijo congele. os queijos duros congelam melhor .
Por outro lado, os queijos frescos e macios, como o queijo fresco ou o queijo creme, não são bons para congelar, pois a sua textura macia e a sua menor teor de gordura acabam por funcionar contra eles nas temperaturas geladas.
Diferentes tipos de molho de queijo
Agora que já falámos sobre os diferentes tipos de queijo e as regras básicas para os congelar, é altura de nos debruçarmos sobre o assunto em questão e analisarmos mais de perto os diferentes tipos de molho de queijo.
Iremos abordar cada um deles em pormenor, destacando os queijos tipicamente utilizados na sua confeção e as suas características definidoras.
- Molho Béchamel - O Béchamel é talvez um dos molhos mais essenciais que existem. É o molho branco padrão com uma base láctea. Não só é incrivelmente versátil, como também é considerado o molho-mãe a partir do qual se baseiam inúmeros outros molhos franceses. Embora não seja estritamente um molho de queijo, serve como base para muitos dos queijos que serão discutidos aqui. É feito batendo leite quente numaroux rudimentar - um agente espessante feito pela mistura de farinha e manteiga. Depois, é cozido em lume brando com folha de louro, cebola, cravinho e uma pitada de noz-moscada. O molho é conhecido pela sua consistência cremosa e suave.
- Molho Macarrão com Queijo (Molho Mornay) - Formalmente conhecido como molho Mornay ou molho de queijo branco, é mais comummente conhecido como molho de macarrão com queijo. Embora este prato possa parecer comum hoje em dia, as suas raízes remontam à cozinha francesa. O processo de confeção é muito semelhante ao molho bechamel. Incorpora queijo Gruyère ralado ou ralado, embora também tenha a opção de utilizar outros tipos de queijo, incluindo parmesão, brancocheddar, Gruyère e Emmental.
- Molho Cheddar - Outro derivado do clássico molho bechamel, o molho cheddar é considerado um dos molhos de queijo básicos da cozinha inglesa. É mesmo confeccionado da mesma forma que o Mornay, sendo a diferença mais importante a escolha do queijo incorporado no molho. Como já deve ter imaginado, a receita substitui simplesmente o Gruyère pelo cheddar. Este molho é frequentemente utilizado em caçarolas e lasanhas.Também combina bem com pratos de peixe e vegetais.
- Molho de quatro queijos - Como o nome sugere, este molho é feito misturando gradualmente o queijo ralado com as natas e a manteiga derretida. Normalmente, deve utilizar queijo parmesão, mozzarella, provolone e romano. Esta combinação de queijos proporciona o equilíbrio certo de sabor que procura. Embora seja livre de experimentar outros queijos, como queijo creme, queijo azul ou cheddar, oEste molho combina bem com pratos de massa, legumes cozidos a vapor e bifes, embora algumas pessoas também o utilizem para dar sabor a batatas assadas.
- Fondue - Talvez um dos molhos de queijo mais conhecidos, o fondue é um prato suíço feito de queijo derretido. Ganhou popularidade em meados do século XX e, desde então, tornou-se uma das formas clássicas de molho de queijo. Aquecido sobre uma vela ou em lume brando, o queijo na panela derrete lentamente e transforma-se num molho para todos na mesa desfrutarem. Sendo um prato suíço, só fazO Emmental e o Gruyère são os ingredientes mais utilizados para este prato, no entanto, algumas pessoas também optam por utilizar queijo azul e Cheddar. Este molho é frequentemente apreciado com pão, croutons de alho e carnes curadas, bem como batatas assadas, cenouras e vários tipos de legumes cozidos a vapor. Se quiser saber mais sobre os melhores queijos para utilizar no fondue, temos outroartigo à sua espera.
- Molho de queijo nacho - O molho de queijo para nachos tornou-se incrivelmente popular porque é combinado com um dos snacks mais consumidos. O molho de queijo ajuda a acentuar os sabores naturais das batatas fritas para nachos e confere-lhe uma nitidez e um nível correto de salinidade que seria difícil de encontrar noutro sítio qualquer. Tal como o clássico molho bechamel, este molho é à base de leite, uma vez que utiliza leite pasteurizado frio paraEm seguida, uma mistura de queijo cheddar, Monterey Jack e muenster é adicionada à mistura para lhe dar aquele sabor distinto. Isto é então completado pela adição de diferentes especiarias, incluindo paprika, chipotle, cayenne e ancho chili.
As características físicas destes queijos irão inevitavelmente afetar a forma como os molhos irão reagir ao processo de congelação. A boa notícia é que estes são geralmente queijos duros, que tendem a congelar bem por si só.
Pode congelar o molho de queijo caseiro?
Se for como nós, provavelmente dá muito valor ao facto de fazer o seu próprio molho de queijo. Afinal, é um sinal de que é um cozinheiro caseiro sério em todos os sentidos da palavra.
Com isso, você pode estar se perguntando: é seguro congelar meu molho de queijo caseiro? A resposta para isso é definitivamente sim .
Na realidade, esta é uma solução prática que poderá ter de acrescentar à sua rotina de molhos de queijo, uma vez que, ao contrário dos molhos de queijo comprados em lojas, os que fez não contêm provavelmente quaisquer conservantes adicionais.
Por isso, a solução é colocá-lo no congelador. Dito isto, certifique-se de que deixa o molho arrefecer completamente primeiro, colocar qualquer coisa quente no congelador é uma receita para o desastre pois pode acabar por fazer mais mal do que bem.
Assim, quando o molho de queijo tiver arrefecido, pode transferi-lo para uma forma recipiente hermético - De preferência, num saco de congelação que possa ser selado. Depois, escreva a data de conservação antes de o colocar no congelador.
Pode congelar o molho de queijo bechamel?
Como já foi referido, o molho branco conhecido como bechamel serve de inspiração para muitos dos molhos de queijo que utilizamos atualmente.
Em poucas palavras, o molho bechamel congela muito bem É muito fácil de congelar, devido ao seu roux e à quantidade razoável de gordura que contém.
Também ficará satisfeito por saber que o molho é conhecido por durar até três meses no congelador e que continua a saber bem quando é reaquecido.
Em alternativa, também pode guardar o seu molho bechamel no frigorífico e este conservar-se-á durante 5 dias , no máximo.
O processo de congelação é bastante simples e recomendamos vivamente dividir o molho em porções A maioria dos cozinheiros domésticos utiliza tabuleiros para cubos de gelo como forma de repartir o molho.
Após a descongelação, pode notar que os ingredientes começam a separar-se, o que é comum em muitas misturas à base de leite e o molho bechamel não é certamente exceção.
No entanto, isto pode ser facilmente resolvido batendo bem a mistura para restaurar a sua consistência e textura.
É possível congelar o molho de queijo e macarrão?
Embora normalmente nos refiramos a este molho como molho de macarrão com queijo, pode ser uma surpresa para a maioria que se trata de um molho tradicional francês conhecido como Mornay.
É um molho de queijo branco muito inspirado no molho bechamel e, como já foi referido, segue mesmo a mesma receita, sendo a adição de Gruyère a principal diferença.
Para responder diretamente à pergunta: sim, é perfeitamente seguro para congelar o seu molho de macarrão com queijo.
Isto deve-se ao seu nível perfeito de teor de gordura, bem como à utilização de um queijo duro com elevado teor de gordura que confere à mistura o corpo e a consistência necessários para resistir ao processo de congelação.
É possível congelar o molho de queijo cheddar?
Mais uma vez, a nossa compreensão do motivo pelo qual o molho béchamel congela bem desempenha um papel importante na resposta efectiva a esta questão específica.
Semelhante ao molho Mornay ou macarrão com queijo, o molho Cheddar segue a mesma receita básica que o bechamel. Portanto, é lógico que o seu molho Cheddar seja completamente seguro para congelar .
Afinal de contas, tem o mesmo nível de humidade e teor de gordura fornecidos pelo roux e pelo leite. O queijo em si é um queijo duro com níveis significativos de gordura. Estes dois factores tornam toda a perspetiva de congelação muito mais fácil.
É possível congelar o molho de queijo nacho?
Sendo um dos molhos de queijo mais populares, é natural que muitas pessoas se perguntem se é ou não seguro congelar o seu molho de queijo para nachos. A resposta é tão simples quanto possível: sim, pode .
No entanto, há algumas coisas que pode fazer para aumentar ainda mais as suas hipóteses de sucesso.
Por exemplo, embora os tipos de queijo normalmente utilizados na confeção deste molho garantam praticamente um ótimo resultado de congelação, há outra questão a considerar: o leite utilizado para a base do molho.
Portanto, se estiver a fazer o molho de queijo para nachos, não podemos exagerar a importância de utilizar leite pasteurizado em vez do pó.
O leite pasteurizado tem um prazo de validade muito mais longo do que os outros produtos lácteos e, ao mesmo tempo, reduz o risco de contaminação cruzada.
Isto reduz eficazmente os problemas que podem surgir, especialmente quando se tira o molho do congelador.
Conselhos para congelar o molho de queijo
Agora que já respondemos eficazmente à questão de saber se pode ou não congelar determinados tipos de molhos de queijo, é altura de revermos algumas coisas de que se deve lembrar.
Estas dicas aplicam-se a todas as situações, por isso é melhor tê-las sempre em mente, independentemente do tipo de molho de queijo com que está a trabalhar.
- O congelamento afecta a consistência - Como deve ter notado nas discussões acima, o congelamento fará com que o seu molho se separe. Isto deve-se ao facto de a maioria dos molhos de queijo serem à base de produtos lácteos. No entanto, não tenha medo, uma vez que isto é apenas temporário e pode ser rapidamente resolvido se bater bem a mistura.
- Utilizar sempre molho fresco - Para obter os melhores resultados, é preferível utilizar molho de queijo acabado de fazer, o que garante que tudo está tão fresco quanto possível - assegurando efetivamente uma vida útil mais longa.
- Porções de molho - Uma das melhores formas de garantir a longevidade do molho é evitar reaquecê-lo e voltar a congelá-lo. Para tal, recomendamos vivamente que divida o seu molho de queijo em porções. Desta forma, só precisará de reaquecer a quantidade específica de que necessita.
Independentemente das suas preferências, é sempre uma boa ideia ter o seu molho de queijo ao alcance da mão. Como este guia ilustra, a congelação é uma das formas mais eficazes de o fazer.
A seguir: Queijo no micro-ondas - O guia completo