É possível congelar a Tupperware?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Os recipientes Tupperware são fantásticos para armazenar alimentos à temperatura ambiente e no frigorífico. Mas o que dizer de armazenar alimentos em Tupperware no congelador?

É possível congelar a Tupperware? A maioria dos recipientes Tupperware são seguros para o congelador. Os recipientes Tupperware seguros para o congelador vêm normalmente com um símbolo que indica que são seguros para o congelador. Quando congelar alimentos em recipientes Tupperware, certifique-se de que têm tampas herméticas.

Continue a ler para saber se todo o Tupperware é seguro para o congelador, como congelar alimentos no Tupperware, porque é que estes recipientes de plástico se partem no congelador, e muito mais. Também ficará a conhecer alternativas seguras para o congelador para o Tupperware!

O que é o Tupperware?

Tupperware é o nome de uma marca que produz recipientes de plástico com tampa para guardar alimentos.

Os recipientes Tupperware são um dos recipientes de armazenamento de alimentos mais utilizados. São perfeitos para armazenar restos de comida no frigorífico e reaquecê-los no micro-ondas utilizando os mesmos recipientes.

Ao longo dos anos, os recipientes Tupperware tornaram-se tão populares que "Tupperware" é utilizado como um termo geral para descrever todos os tipos de recipientes de plástico para guardar alimentos.

Mas a verdadeira questão é: é possível congelar alimentos no Tupperware?

É realmente possível congelar alimentos num tupperware?

O congelamento é uma das melhores formas de prolongar o prazo de validade dos alimentos, preservando a sua qualidade, mas o congelamento só é eficaz se escolher recipientes de armazenamento adequados.

A maior parte dos recipientes produzidos pela marca Tupperware são seguros para o congelador. Os produtos semelhantes à Tupperware também são normalmente seguros para o congelador.

Todos os Tupperwares são seguros para o congelador?

Nem todos os Tupperwares são seguros para o congelador. Um recipiente Tupperware que não tenha sido feito para o congelador pode rachar e partir-se a temperaturas frias.

Como saber se os tupperwares são seguros para o congelador

Se não tiver a certeza se o seu Tupperware é ou não seguro para o congelador, verifique o fundo do recipiente.

Os tupperwares que podem ser colocados no congelador geralmente vêm com um sinal de floco de neve. Os recipientes com este sinal são feitos de plástico durável e podem suportar baixas temperaturas.

Se não houver sinais nos contentores que indiquem as suas características, verifique a descrição do produto fornecida pelo fabricante.

Congelar alimentos em recipientes Tupperware apenas se tiver a certeza de que são seguros para o congelamento. Caso contrário, podem rachar ou degradar-se e tornar os alimentos no seu interior impróprios para consumo.

As vantagens e desvantagens de congelar alimentos em tupperware

Há vantagens e desvantagens em congelar alimentos em Tupperware.

Eis algumas razões pelas quais deve utilizar recipientes Tupperware para congelar alimentos:

  • Fácil de empilhar. Os recipientes Tupperware são fáceis de empilhar não só no congelador, mas também nos armários quando não estão a ser utilizados.
  • Disponível em vários tamanhos. A Tupperware está disponível em vários tamanhos e formas. Independentemente do alimento que está a congelar, pode sempre encontrar um recipiente Tupperware adequado para o mesmo.
  • Pode ir ao micro-ondas. A maioria dos recipientes Tupperware são agora adequados para o micro-ondas, o que significa que pode congelar, descongelar e reaquecer as sobras num único recipiente.
  • Protetor. Ao contrário dos sacos de plástico, os recipientes Tupperware protegem a integridade e a estrutura dos produtos neles armazenados. As tampas apertadas do Tupperware também protegem os alimentos das queimaduras do congelador, bem como da absorção de odores do frigorífico.
  • Amigo do ambiente. Ao contrário dos sacos de congelação descartáveis, da película aderente e da folha de alumínio, os recipientes Tupperware são reutilizáveis.

Para além de todas estas excelentes características, os recipientes Tupperware também têm desvantagens:

  • Ocupam mais espaço. Embora sejam fáceis de empilhar, os recipientes Tupperware ocupam mais espaço do que os sacos de congelação. Os sacos de congelação cheios de alimentos podem ser achatados e empilhados uns sobre os outros.
  • Não se pode retirar o excesso de ar. Ao contrário dos sacos de congelação, não é possível retirar o excesso de ar dos recipientes Tupperware.
  • Nem todos os Tupperwares são isentos de BPA. Os recipientes fabricados pela marca Tupperware estão isentos de BPA desde março de 2010, mas os recipientes comprados antes dessa data podem conter BPA. Os produtos semelhantes aos da Tupperware de baixa qualidade também podem conter BPA.

Porque é que a Tupperware se parte no congelador?

Os recipientes Tupperware guardados no congelador podem rachar por várias razões diferentes:

  • Podem partir-se simplesmente porque não são resistentes ao congelamento.
  • Um recipiente Tupperware pode rachar se for feito de um material plástico muito fino.
  • Podem partir-se devido ao tipo e à quantidade de alimentos que se guardam (os alimentos expandem-se quando congelam).

Se encheu um recipiente Tupperware com comida até à borda e não deixou espaço para a comida se expandir, o recipiente pode rachar devido à pressão criada.

Que alimentos podem ser congelados na Tupperware?

Os recipientes Tupperware podem ser utilizados para congelar todo o tipo de alimentos crus e cozinhados. Funcionam bem para congelar caçarolas, guisados, pratos de massa, legumes cozidos e crus, frutas, etc.

Os recipientes Tupperware também podem ser utilizados para congelar líquidos. Pode deitar batidos, sopas, caldos e outros alimentos líquidos em recipientes Tupperware e congelá-los.

Para evitar fugas, certifique-se de que coloca os recipientes na vertical quando os colocar no congelador pela primeira vez. Quando os alimentos nos recipientes Tupperware estiverem congelados, pode reorganizá-los como quiser para criar mais espaço no congelador.

Dicas para congelar alimentos no Tupperware

Há alguns aspectos a ter em conta quando se congelam alimentos em Tupperware:

  • Certifique-se de que o recipiente que tem é adequado para o congelador.
  • Verificar a tampa para ver se está bem fechada.
  • Escolha um recipiente do tamanho certo. Não congele uma pequena quantidade de alimentos num recipiente grande - se o fizer, deixa demasiado ar no recipiente, o que fará com que os alimentos se deteriorem mais rapidamente.
  • Lembre-se de que os alimentos se expandem quando congelam. Não encha o recipiente com alimentos até à borda e não pressione os alimentos para tentar colocar mais num recipiente que é pequeno para a quantidade que está a tentar congelar.
  • Se não tiver a certeza de que o recipiente é hermético, envolva-o com uma camada de película aderente para proteger os alimentos das queimaduras do congelador.

Tupperware de vidro vs. plástico

O termo Tupperware refere-se frequentemente a recipientes feitos de plástico. No entanto, agora também pode obter Tupperware de vidro - estes são recipientes de armazenamento de alimentos feitos de vidro!

Os recipientes de vidro têm os seus prós e os seus contras. Eis como se comparam com os seus homólogos de plástico:

  • Os recipientes de vidro são mais pesados do que os tupperwares de plástico.
  • Ao contrário dos recipientes de plástico, que podem conter químicos, os recipientes de vidro são sempre seguros para os alimentos e não libertam químicos, quer sejam congelados ou aquecidos.
  • Os recipientes de vidro devem ser manuseados com muito cuidado, uma vez que se partem se os deixar cair.
  • Ao contrário de alguns recipientes de plástico, os recipientes de vidro não mancham e não retêm odores.
  • Os tupperwares de plástico podem ir ao congelador e ao micro-ondas. Para além destas propriedades, os recipientes de vidro também podem ir ao forno.

É possível congelar alimentos num tupperware de vidro?

À semelhança do Tupperware de plástico, só deve utilizar recipientes de vidro para congelar alimentos se estes estiverem rotulados como seguros para o congelador.

Se os seus recipientes de vidro não são apenas seguros para o congelador, mas também para o forno e o micro-ondas, certifique-se de que não os expõe a mudanças drásticas de temperatura.

Retirar os recipientes de vidro do congelador e colocá-los imediatamente no forno ou no micro-ondas para reaquecer os alimentos pode fazer com que o vidro se parta ou quebre.

Alternativas seguras para o congelador à Tupperware

Os recipientes Tupperware seguros para o congelador são óptimos para congelar alimentos. No entanto, podem não ser a melhor opção para si por diferentes razões.

Aqui estão algumas das nossas alternativas favoritas ao Tupperware, seguras para o congelador!

Sacos de congelação

Os sacos resistentes com fecho de correr são a melhor alternativa aos recipientes Tupperware. São bons para congelar todo o tipo de alimentos, desde legumes e frutas crus e cozinhados a carne, guisados e até sopas e outros pratos líquidos.

Os sacos de congelação são mais eficientes em termos de espaço do que os recipientes Tupperware. Também pode retirar o excesso de ar destes sacos depois de colocar os alimentos.

Se não gosta da ideia de utilizar sacos Ziploc descartáveis e de criar tanto desperdício, compre sacos de congelação reutilizáveis.

Folha de alumínio

A folha de alumínio é uma boa alternativa aos recipientes Tupperware para congelar alimentos sólidos. A folha de alumínio pode suportar temperaturas muito baixas, além de não rachar e não derramar produtos químicos.

Quando embrulhar os alimentos com papel de alumínio, certifique-se de que os fecha completamente e não deixa nenhuma área por embrulhar, pois pode provocar queimaduras no congelador.

Também é possível congelar alimentos em frigideiras de folha de alumínio, que funcionam bem para alimentos que serão cozinhados ou reaquecidos no forno.

Película de plástico

Congelar alimentos sólidos em película aderente também é uma opção.

Quando o utilizar para congelar alimentos, certifique-se de que envolve pelo menos duas camadas de película plástica à volta dos alimentos para os manter herméticos. Além disso, tente obter uma película plástica de boa qualidade, segura para os alimentos e que não se rasgue facilmente.

Pode envolver os alimentos embrulhados em plástico com uma camada adicional de folha de alumínio para os proteger das queimaduras do congelador.

Congelar alimentos embrulhados em plástico é muito eficiente em termos de espaço, mas a desvantagem deste método é que só funciona com alimentos sólidos.

Sacos selados a vácuo

Se tiver uma seladora a vácuo, congele os alimentos em sacos selados a vácuo. Este é o método mais hermético para congelar alimentos, protegendo-os das queimaduras do congelador e da desidratação.

Um selador a vácuo custa mais do que os recipientes Tupperware e os sacos com fecho de correr, mas vale certamente a pena se congelar grandes quantidades de alimentos.

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.