Índice
Provavelmente, num momento ou noutro, já teve a experiência de desperdiçar uma chávena de café perfeitamente boa porque se esqueceu dela no balcão da cozinha e ficou fria.
Neste momento, as pessoas são frequentemente confrontadas com a questão de saber se devem ou não meter o seu copo de papel cheio de café no micro-ondas para o reaquecer.
Isto leva-nos à questão fundamental:
Os copos de papel podem ir ao micro-ondas? Não, não é recomendável colocar os copos de papel no micro-ondas. O processo de micro-ondas faz com que o papel se desfaça e liberte substâncias químicas potencialmente nocivas para os alimentos ou até se incendeie. O copo de papel também fica deformado e danificado.
Assim sendo, não deixe de continuar a ler enquanto aprofundamos as razões pelas quais não deve colocar os seus copos de papel no micro-ondas e apresentamos algumas sugestões e alternativas que pode explorar quando se deparar com este dilema.
Compreender o funcionamento das micro-ondas
Antes de aprofundar a questão dos copos de papel e de saber se são ou não seguros para colocar no micro-ondas, temos de ver primeiro como funciona este método de aquecimento.
A tecnologia de micro-ondas já existe há algum tempo e tornou-se uma comodidade quotidiana de que todos nós gostamos. No entanto, para os nossos propósitos, precisamos de levantar o véu para podermos responder eficazmente à questão em causa.
Os fornos micro-ondas funcionam de forma diferente dos fornos tradicionais que utilizam a exposição direta ao calor para aquecer ou cozinhar os alimentos.
Estes aparelhos funcionam através da emissão de partículas de micro-ondas que penetram nos alimentos e agitam as moléculas, provocando fricção, o que provoca calor, que é distribuído por convecção.
No entanto, é preciso ter em conta que um forno de micro-ondas tem o famoso problema de não conseguir aquecer os alimentos de forma homogénea.
Ao mesmo tempo, o processo de aquecimento utilizado pelas micro-ondas pode ter um impacto adverso no material que está a ser aquecido. Não se esqueça desta parte, uma vez que desempenhará um papel importante mais tarde.
De que são feitos os copos de papel?
Se alguma vez levou a sua chávena de café matinal para levar, então provavelmente já se deparou com estes copos de papel. Estão por todo o lado e a maioria dos restaurantes de fast-food e cafés utilizam este recipiente para servir o seu café.
No entanto, ao contrário do que se possa pensar, o papel não é o único material utilizado para fabricar estes copos. Se olhar mais de perto, irá sem dúvida notar que existe uma fina camada de película no interior do copo.
Isto pode não ser uma surpresa, mas este revestimento no interior do copo é frequentemente feito de cera No entanto, há casos em que é feita de plástico .
O objetivo desta película é bastante simples: evitar que a bebida escorra para o papel. Não precisamos de lhe dizer que, sem esta película, o copo seria imediatamente um monte de papa encharcada.
Mesmo a colocação de produtos biológicos no micro-ondas pode, por vezes, constituir um risco, como é o caso das taças de madeira, que podem arder ou incendiar-se.
O que acontece quando se põe copos de papel no micro-ondas?
Em primeiro lugar, existe o risco de o papel se deformar e ficar irremediavelmente danificado.
Em segundo lugar, é muito provável que as colas, ceras, plásticos e outros materiais utilizados para manter a integridade estrutural do copo comecem a derreter e a soltar-se durante o processo de aquecimento, o que também pode libertar substâncias químicas nocivas para a sua bebida ou comida.
Escusado será dizer que ambos os problemas resultam do facto de o revestimento do seu copo não ser adequado para o micro-ondas. Simplesmente não será capaz de lidar com as altas temperaturas do micro-ondas.
No final, tanto a sua bebida como o seu copo ficarão estragados.
Na verdade, mais do que o seu copo pode ficar danificado. A maioria dos copos de papel são feitos com um polietileno Este tipo de plástico representa um sério risco para a saúde. riscos para a saúde no micro-ondas.
Riscos e perigos potenciais
Embora tenhamos abordado o que acontecerá ao seu copo depois de ser aquecido no micro-ondas, também deve compreender que existem riscos e perigos adicionais envolvidos.
Os riscos são enumerados a seguir:
- Uma grande confusão - Este é um grande inconveniente com o qual deve estar preparado para lidar, caso decida levar o seu copo de papel ao micro-ondas. Assim que este começar a deformar-se e a ficar instável, só pode esperar que a sua bebida comece a entornar por todo o interior do micro-ondas.
- Estragar a sua bebida - No caso improvável de o seu copo não ser totalmente destruído pela exposição ao micro-ondas, a sua bebida reaquecida será intragável. Lembra-se de quando dissemos que a cola e o revestimento do seu copo de papel começarão provavelmente a derreter? Bem, é provável que partículas desses materiais comecem a infiltrar-se na sua bebida quando isso acontecer. Escusado será dizer que isso fará com quepara uma experiência inegavelmente desagradável e pouco saudável.
- Problemas de saúde a longo prazo - Deve ser dito aqui que terá um problema maior se decidir consumir o conteúdo de copos de papel aquecidos no micro-ondas durante um longo período de tempo. Isto porque os produtos químicos contidos na cola, no plástico e na cera têm efeitos prejudiciais para a sua saúde. Especificamente, certos plásticos libertam substâncias químicas semelhantes ao estrogénio nos alimentos, estimulando uma produção excessiva de estrogénio. Isto éespecialmente perigoso para as mulheres, uma vez que pode afetar a função dos órgãos reprodutores. Além disso, pode também aumentar as probabilidades de obesidade e outros problemas de saúde crónicos.
- Risco de incêndio - Não é de estranhar que os copos de papel colocados no micro-ondas representem um grande risco de incêndio. Afinal de contas, os materiais utilizados para fabricar estes copos são naturalmente inflamáveis. Assim, se forem deixados expostos aos elevados níveis de calor no micro-ondas durante demasiado tempo, o seu copo de papel pode facilmente começar a deitar fumo e a incendiar-se. Se não tiver cuidado, esta situação pode rapidamente ficar fora de controlo.
Estes são apenas alguns dos perigos e riscos associados ao facto de colocar os seus copos de papel no micro-ondas, desde uma chávena de café especialmente má até à possibilidade de a sua casa se incendiar e de desenvolver complicações de saúde graves.
Por isso, se tivéssemos de dar um conselho: não o façam.
A suposta comodidade que traz não vale todos os perigos que a acompanham, sobretudo pelo facto de existirem soluções alternativas para o seu problema que requerem muito pouco esforço.
Alternativas aos copos de papel
Não é de surpreender que exista uma miríade de soluções alternativas para o problema em causa.
Embora não deva colocar o copo de papel diretamente no micro-ondas, nada o impede de transferir o seu conteúdo para um recipiente próprio para micro-ondas e aquecê-lo.
Como é que se sabe se algo é seguro para o micro-ondas?
Esta é a primeira pergunta que deve fazer. Afinal de contas, a última coisa que quer fazer é transferir a sua bebida para outro copo que também não seja compatível com o micro-ondas. Isso seria simplesmente um desperdício de esforço e acabaria por trocar um conjunto de problemas por outro.
Por isso, é necessário procurar o rótulo "amigo do micro-ondas" na base do copo, que lhe dirá tudo o que precisa de saber. A importância deste rótulo não pode ser exagerada, pelo que deve sempre certificar-se de que o faz antes de colocar qualquer coisa no micro-ondas.
Opções seguras para micro-ondas
Antes de mais, vale a pena reiterar que é necessário verificar o rótulo do copo específico que vai aquecer no micro-ondas.
Afinal de contas, nem todos os produtos são fabricados da mesma forma, pelo que o facto de utilizarem o mesmo material não significa necessariamente que sejam todos seguros para utilização no micro-ondas.
Eis dois tipos de chávenas que pode utilizar e que são provavelmente adequadas para o micro-ondas :
- Material de vidro resistente ao calor - Existem tipos específicos de artigos de vidro feitos com borossilicato e cal sodada que são conhecidos por funcionarem bem com o micro-ondas. São especificamente concebidos para suportar o calor e não têm problemas com quaisquer mudanças rápidas de temperatura.
- Cerâmica - A maioria das canecas de cerâmica são perfeitamente seguras para utilização no micro-ondas, pelo que não deve hesitar em aquecê-las no micro-ondas, caso a sua bebida arrefeça para além das condições ideais.
Aqui tem: o nosso guia completo sobre as razões pelas quais não deve colocar os seus copos de papel no micro-ondas.
O facto é que não foram construídos para esse tipo de processo de aquecimento. Por isso, como seria de esperar, os copos começarão a estragar-se assim que os colocar lá. Felizmente, existem opções alternativas à sua disposição.
A seguir: O papel de cera pode ir ao micro-ondas?