Qual é o sabor dos plátanos?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Já alguma vez andou a passear pela secção de fruta fresca e uma banana enorme ao acaso lhe chamou a atenção?

Bem, provavelmente não é uma banana, mas sim uma banana-da-terra!

Estes frutos são extremamente semelhantes e os plátanos estão a tornar-se muito mais facilmente disponíveis na mercearia local; no entanto, muitas pessoas ainda não sabem realmente o que são.

Então, a que sabem os plátanos? Os plátanos são visivelmente mais ricos em amido quando comparados com as bananas e têm um sabor menos doce e mais salgado. Os plátanos têm um aspeto semelhante ao das bananas, mas são, em média, maiores do que as suas contrapartes de sobremesa.

No artigo de hoje, vamos ver exatamente o que são as bananas-da-terra e como se comparam às bananas normais.

Também discutiremos as diferenças de tamanho, cor, sabor, odor e, claro, as diferentes formas de os preparar e cozinhar.

O que são os plátanos?

Antes mesmo de começarmos a discutir as características dos plátanos, é importante saber que este termo tem dois significados.

Em primeiro lugar, é utilizado para descrever os "verdadeiros plátanos" A segunda forma de utilização do termo é para descrever qualquer tipo de banana ou banana-da-terra que é cozinhada antes de ser consumida.

O principal problema com a segunda forma de utilização é que, literalmente, todos os tipos de banana e plátano podem ser cozinhados, mas Os plátanos verdadeiros, a espécie a que nos referimos, têm de ser cozinhados para serem comestíveis.

São bastante diferentes das outras espécies de bananas, pelo que não se deve generalizar.

Para evitar qualquer confusão, muitas pessoas referem-se a este fruto específico como "banana-da-terra" ou "banana verdadeira" (independentemente de ser cozinhada ou não) e "bananas para cozinhar" como uma forma de descrever qualquer outra cultivar de banana com amido que seja cozinhada.

As "bananas" referem-se normalmente às bananas normais ou às bananas para cozinhar que não são cozinhadas. As "bananas de sobremesa" referem-se às bananas doces que têm um teor de amido extremamente baixo em comparação com as "bananas para cozinhar".

A fábrica

Os plátanos verdadeiros são um tipo de fruto do género Musa, um dos três géneros que produzem bananas e plátanos a partir de plantas com flor.

Acredite ou não, mas existem, de facto, cerca de 70 espécies e variedades diferentes de Musa (plátanos e bananas)!

Estes plátanos verdadeiros dividem-se em quatro categorias, consoante o tipo de cacho que possuem. Não é importante conhecer os diferentes cachos, a não ser que queira sabores muito específicos e, na verdade, tenha acesso a todos eles.

Os plátanos podem ser encontrados principalmente em Países da África Ocidental e Central, América Central e do Norte, algumas partes do Sudeste Asiático e as ilhas das Caraíbas .

Na verdade, é considerado um alimento básico em muitas partes do globo e só recentemente chamou a atenção do resto do mundo.

Tal como a maioria das outras espécies de bananas, os plátanos também podem ser encontrados durante quase todo o ano e são frequentemente exportados para outros países.

Características físicas

O aspeto físico dos plátanos, independentemente da espécie, difere em função do seu estado de maturação.

Os plátanos verdes são também designados por plátanos verdes, os plátanos amarelos são os mais maduros e os plátanos pretos são os mais maduros .

Cada um deles tem naturalmente texturas e sabores diferentes devido ao seu estado de maturação, mas também são utilizados de formas muito diferentes, que ainda iremos abordar.

Os plátanos são mais conhecidos pelo seu enorme tamanho e são visivelmente maiores do que as bananas compradas na loja (ou mesmo biológicas). Têm uma pele muito dura que tem de ser removido e não é comestível.

A polpa da banana-da-terra propriamente dita é também muito mais dura, razão pela qual as bananas-da-terra não podem ser consumidas cruas e têm de ser cozinhadas.

Sabor e cheiro

Os plátanos são naturalmente muito ricos em amido e não contêm muito açúcar. Os plátanos verdes (plátanos não maduros), em especial, não são nada doces. Têm uma textura muito dura e firme e muito pouco aroma.

À medida que o fruto da banana-da-terra começa a amadurecer e a ficar amarelo, os sabores e os cheiros desenvolvem-se com ele Os plátanos ficam com uma textura mais macia e ligeiramente mais doce e começa a sentir-se um aroma mais parecido com o da banana.

Quando os plátanos começarem a ficar castanhos e eventualmente pretos, é nessa altura que ficam tão doces quanto possível.

Os plátanos ficam muito moles, por vezes mesmo moles, e têm um sabor muito doce e um forte odor a banana. Deve-se continuar a cozer os plátanos antes de os comer.

Uma vez cozinhada, esta doçura é ainda mais realçada e o seu sabor torna-se semelhante ao da banana.

Usos da banana-da-terra

Como já referimos, as bananas maduras são fáceis de descascar apesar da sua pele grossa, mas as bananas verdes não maduras podem ser difíceis.

Comece por cortar as duas pontas da banana-da-terra e faça um corte na casca de ponta a ponta. Depois, retire toda a casca do fruto e deite-a fora.

Depois de descascados os plátanos, consoante a utilização que lhes queira dar, pode continuar a cortar os frutos e a seguir as instruções da receita.

Os plátanos amarelos ou pretos maduros podem ser esmagados ou transformados em puré e incorporado em receitas como essa.

Os plátanos verdes não devem ser misturados e são mais adequados para chips de plátanos assados, fatias fritas e outras receitas em que os frutos são utilizados no estado em que se encontram.

No entanto, pode cozer e depois misturar os plátanos verdes - só que vai dar mais trabalho e demorar mais tempo.

A banana-da-terra madura pode ser misturada e incorporada em batidos, massas para bolos, muffins, waffles e muito mais. Também pode ser utilizada como ingrediente aromatizante para pratos de arroz, massas, cremes e muito mais.

Em geral, pode cozinhar os plátanos praticamente da mesma forma que as batatas ou as cebolas: pode assá-los, fritá-los, salteá-los, utilizá-los em produtos de pastelaria e até fervê-los ou cozê-los a vapor.

Aqui estão algumas ideias de receitas deliciosas de banana-da-terra que pode tentar fazer. Também pode procurar alguns pratos tradicionais de banana-da-terra e inspirar-se neles.

  • Fatias de banana-da-terra assadas
  • Batatas fritas de banana-da-terra estaladiças
  • Pão de banana
  • Bolinhos de banana-da-terra com molho de caramelo
  • Caril de banana-da-terra das Caraíbas
  • Plátanos doces venezuelanos

Plátanos vs Bananas - Qual é a diferença?

Muito bem, agora que já falámos dos plátanos e afirmámos claramente que não são bananas, qual é exatamente a diferença? Para ajudar a explicar isto, podemos olhar para outras categorias de frutos.

Os citrinos são um género de frutos (como a Musa) e contêm muitas espécies diferentes, como as toranjas, os kumquats e as tangerinas.

Dentro da espécie, existem diversas variedades de toranjas, como a toranja vermelha rubi, a toranja Marsh, a toranja estrela rubi e a toranja Pummelo HB, para citar algumas.

Os plátanos e as bananas funcionam exatamente da mesma forma: ambos são frutos e pertencem ao género Musa .

A principal diferença entre os plátanos e as bananas reside no facto de serem espécies diferentes e de cada uma destas espécies ter também diferentes variedades.

Comparação entre bananas e plátanos

As bananas-da-terra são muito maiores e mais pesadas do que as bananas de sobremesa. Obviamente, os tamanhos de cada uma variam, mas, em média, uma banana de sobremesa ou normal varia entre 5-7 polegadas (12,7 - 17,7cm) .

O tamanho médio de uma banana-da-terra varia entre 11-13 polegadas (27,9 - 33cm) de comprimento, praticamente duas vezes maior !

Os plátanos têm também uma textura muito mais firme e são muito mais difíceis de descascar Os plátanos verdes não maduros têm de ser descascados com uma faca, ao contrário das bananas verdes não maduras de sobremesa.

Tanto as bananas de sobremesa como as bananas-da-terra começam verdes e muito verdes, amolecem gradualmente e tornam-se amarelas, depois castanhas e depois pretas.

As bananas de sobremesa são muito mais doces, menos amiláceas e muito aromáticas do que as bananas-da-terra Apenas os plátanos extremamente maduros, quase pretos, terão um sabor semi-doce.

No entanto, a sua textura, apesar de ter amolecido, continua a ser muito amilácea.

As bananas de sobremesa podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, enquanto as bananas-da-terra têm de ser cozinhadas para serem comestíveis - ou, no mínimo, apetitosas.

Se olharmos para as suas diferentes qualidades nutricionais, estas duas são praticamente iguais. Ambos são fontes extremamente boas de nutrientes como o potássio, a vitamina C, o magnésio e uma tonelada de antioxidantes .

Também têm a mesma contagem de calorias de cerca de 89-120 calorias por 100 gramas .

A principal diferença é a fonte dos hidratos de carbono: a banana obtém os hidratos de carbono do açúcar, enquanto a banana-da-terra obtém os hidratos de carbono do amido.

Tipo Plátano verdadeiro Sobremesa Banana
Tamanho 11-13 polegadas (27,9 - 33cm) 5-7 polegadas (12,7 - 17,7cm)
Descascar Duro, espesso, resistente Fino, maleável, macio
Cor Verde

Maduro: Amarelo

Sobremaduro: castanho e preto

Verde

Maduro: Amarelo

Sobremaduro: castanho e preto

Textura Não maduro: Amiláceo, firme, duro

Maduro: Amiláceo, mais macio

Muito mais macios do que os plátanos, independentemente do estado de maturação.
Sabor O sabor doce aumenta com a maturação, Doce
Consumido Sempre cozinhado Cru ou cozinhado
Técnicas de cozinha Pode ser utilizada praticamente qualquer técnica de cozedura: assar, fritar, ferver, cozinhar a vapor, saltear Pode ser utilizada praticamente qualquer técnica de cozedura: assar, fritar, ferver, cozinhar a vapor, saltear

A seguir: O que comer com chucrute

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.