9 substitutos para o extrato de morango

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Estamos quase no fim do verão, o que significa que a época das festas e dos bolos está mesmo ao virar da esquina! Mas o que é que acontece quando se quer dar um abanão com algumas receitas novas, mas não se tem todos os ingredientes?

Quer esteja com um orçamento apertado, tenha certas alergias alimentares ou simplesmente não lhe apeteça sair de casa hoje - é quase sempre possível encontrar um substituto que funcione numa emergência.

No entanto, há alguns ingredientes, como os extractos de fruta, que podem ser um pouco mais complicados de trocar.

Então, quais são alguns substitutos para o extrato de morango? Xarope de morango, compota, licor ou mistura de gelatina são óptimas opções para manter o sabor do morango. Outros extractos como baunilha, amêndoa, framboesa, cereja ou limão também funcionam bem, especialmente se tiver alergia ao morango.

Continue a ler para saber mais sobre o extrato de morango, como é feito e como utilizar os seus substitutos!

O que é o extrato de morango?

Muitas pessoas optam por morangos frescos quando querem capturar esse sabor nas suas criações culinárias.

Quando os morangos estão fora de época ou não estão disponíveis, o extrato de morango é uma forma de reduzir o tempo de preparação e, ao mesmo tempo, proporcionar um sabor autêntico e totalmente natural.

O extrato de morango é um ingrediente popular numa variedade de receitas, incluindo bebidas, produtos de pastelaria, doces e gelados.

Como os extractos são altamente concentrados, apenas é necessária uma pequena quantidade. Por exemplo, se estiver a fazer um simples creme de manteiga, é provável que utilize cerca de meia colher de chá, dependendo da receita.

Como é que Extrato de morango Feito?

O extrato de morango pode ser feito com álcool caramelizando morangos frescos com açúcar e um álcool, como vodka, bourbon ou rum.

A mistura é então deixada a fermentar num frasco de vidro durante 8 semanas até estar pronta para ser coada e armazenada para utilização futura. Esta versão de extrato de morango pode ser conservada durante alguns meses ou, se for comprada em loja, pode durar alguns anos.

Em alternativa, o extrato de morango pode ser feito com água No entanto, esta versão tem um prazo de validade muito mais curto e deve ser utilizada rapidamente.

Substitutos do extrato de morango

Há uma série de razões pelas quais pode querer trocar o extrato de morango por outro ingrediente, como por exemplo

  • Escassez de produtos
  • Escolhas limitadas na mercearia
  • Alergias alimentares ou outras restrições dietéticas
  • Orçamento apertado
  • Restrições de tempo

Seja qual for o seu dilema, não se preocupe. Nós ajudamo-lo com alguns ingredientes semelhantes que pode utilizar em sua substituição!

1. Xarope de morango (ou outro fruto)

Esta é uma óptima opção para começar porque existem muitos tipos de xarope e pode ser utilizado qualquer tipo de xarope de fruta que tem na cozinha.

Quer utilize uma consistência simples de xarope de cocktail ou uma versão mais espessa, como a que se usa em waffles, O xarope aromatizado é bastante fácil de encontrar e não é muito caro.

Uma desvantagem do xarope é que as versões compradas em lojas podem conter ingredientes artificiais como o açúcar, o xarope de milho com elevado teor de frutose e outros conservantes ou produtos químicos.

Se for um apreciador de comida mais preocupada com a saúde, este produto trará o sabor, mas é sempre importante verificar os ingredientes para ver se o produto se adequa às suas necessidades.

Ao substituir este ingrediente, tenha em mente que pode ser necessário ajustar a quantidade de açúcar Prove o xarope primeiro para determinar a sua concentração de sabor antes de o adicionar.

2. Doce de morango

A compota é outro alimento básico que pode ter em casa e que pode ser utilizado em vez do extrato de morango. É feito de forma semelhante ao extrato de morango, obtendo o sabor concentrado e natural que deseja.

Claro que, dada a sua consistência, a compota de morango pode ser mais adequada como substituto do extrato em produtos de pastelaria, acrescentando mais textura e uma cor deslumbrante.

Para obter melhores resultados, utilize uma pequena quantidade para que o prato não fique demasiado doce ou corra o risco de ser cozinhado de forma incorrecta. Se a sua receita pedir 1 colher de chá de extrato, experimente utilizar uma colher de sopa de compota.

3. Morango ( Ou outros frutos ) Licor

Esta é uma escolha um pouco ousada para um substituto, mas adicionámo-la a esta lista na eventualidade de alguém a ter na sua cozinha.

O licor pode ser caro e, muitas vezes, só está disponível sazonalmente.

Se não tiver licor de morango, pode utilizar outros tipos de licores, como limoncello, yuzu, kirsch ou crème de cassis.

Tal como acontece com qualquer outro ingrediente de substituição, prove-o primeiro antes de o adicionar à sua receita e, em seguida, comece com 1 colher de sopa.

4. Morango ( Ou outro F lavor) Mistura de gelatina

A gelatina é um clássico absoluto, adorado por crianças pequenas, hospitais e universitários falidos. É relativamente barata, amplamente disponível e altamente versátil!

A gelatina pode atuar como um agente espessante Por isso, certifique-se de que verifica os outros ingredientes da receita para ver se algum deles reage de forma diferente à gelatina.

Os cristais de sabor na mistura seca ficam bem tanto em bebidas como em bolos e outros produtos de pastelaria, e até já os vimos serem usados para dar sabor a mochi!

Para além de o utilizar apenas como substituto numa massa de pastelaria ou numa receita de cocktail de base, pode também experimentar limpeza do pó sobre o produto final para dar mais sabor ou guarnição a borda de um copo de bebida.

Tente usar uma proporção de 1:1 para começar, depois adicione mais da mistura seca para dar sabor, conforme necessário.

5. Extrato de baunilha

Uma das razões pelas quais o extrato de baunilha é um bom substituto do extrato de morango é que pode ser mais fácil de encontrar nas lojas, devido à sua popularidade nas receitas de pastelaria.

O extrato de baunilha varia em tamanho, preço e nível de concentração. Dependendo das suas preferências alimentares e do seu orçamento, uma opção mais barata seria o extrato de baunilha "imitação", feito de químicos sintéticos para imitar o sabor.

6. Extrato de amêndoa

Este ingrediente, quando utilizado corretamente, pode ser outro substituto sólido do extrato de morango. Tal como o seu primo de baunilha, também é popular em receitas de pastelaria e, por isso, está geralmente disponível nas lojas.

A principal diferença é que o extrato de amêndoa é destilado a partir do óleo de amêndoa, resultando num sabor muito forte mas doce, que combina melhor com sabores como café, baunilha, cereja ou chocolate.

Utilize com moderação e comece com meia colher de chá. Demasiado extrato de amêndoa será extremamente percetível ao provar o produto acabado e pode arruinar o seu prato.

Se acidentalmente usar demasiado extrato de amêndoa, pode tentar neutralizá-lo adicionando algum tipo de ingrediente ácido, como um pouco de sumo de limão ou lima, vinho ou vinagre.

7. Extrato de framboesa

Se não tiver extrato de morango, mas tiver o de framboesa, está com sorte!

Não só obterá um sabor a frutos silvestres com este substituto, como o extrato natural de framboesa também contém benefícios como as cetonas, que ajudam a regular o metabolismo e a equilibrar o açúcar no sangue.

Por falar em açúcar - as framboesas podem muitas vezes ser mais alcatroadas ou ocasionalmente mais doces do que os morangos, por isso certifique-se de que ajusta os níveis de açúcar na sua receita conforme necessário.

De um modo geral, o extrato de framboesa tende a ser mais potente do que o extrato de morango, pelo que poderá precisar de uma quantidade menor do que a indicada na receita. Tente começar com meia colher de chá.

8. Extrato de cereja

O extrato de cereja é intercambiável com o extrato de morango, o que o torna um substituto perfeito, uma vez que pode utilizar apenas a quantidade indicada na receita.

As cerejas também contêm antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias, pelo que pode sentir que está a fazer um favor ao seu corpo quando as coloca no seu prato.

O extrato de cereja não só é saboroso em produtos de pastelaria e bebidas, como também pode ser utilizado em marinadas e molhos para churrasco para um ligeiro toque salgado.

9. Raspa de limão

O limão não só funciona bem por si só, como também realça outros perfis de sabor no seu prato. Pode utilizar o fruto inteiro, com casca e tudo!

Como sempre, quando utilizar produtos hortícolas, lave e seque o limão primeiro. Se pretender utilizar também o sumo, utilize primeiro o ralador e depois o sumo do limão.

Um limão de tamanho médio rende 1 colher de sopa de raspas, pelo que não precisa de gastar muito dinheiro ou energia para obter a quantidade necessária para a sua receita.

Quando utilizar as raspas, comece por colocar 1 a 2 colheres de sopa na massa ou na mistura.

Perguntas relacionadas

Agora que já aprendemos tudo sobre o extrato de morango e alguns dos seus principais substitutos, eis algumas perguntas adicionais que pensámos que poderia ter.

Que outros frutos pertencem à família do morango?

Se alguma vez se perguntou que frutos estão relacionados com os morangos, ou se é alérgico aos morangos e quer saber que outros frutos deve ter em atenção, aqui está a informação.

Os morangos fazem parte da família Rosáceas - outros membros incluem pêras, pêssegos, cerejas, maçãs, framboesas e amoras.

Como fazer o seu próprio extrato de morango?

Veja este pequeno vídeo da Pretty Little Vibes no YouTube para aprender a fazer extrato de morango em casa, com ou sem álcool!

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.