Índice
Cozinhar um peito de vaca pode parecer uma tarefa assustadora, com este enorme corte de carne a demorar muitas horas a cozinhar até à perfeição!
E embora todos nós tentemos seguir as instruções à risca, por vezes podemos descobrir que o nosso peito está a cozinhar mais devagar ou mais depressa do que o esperado.
Se o peito de vaca estiver a cozer demasiado depressa, o que pode fazer? Se o peito estiver nas primeiras fases de cozedura, baixe a temperatura e considere embrulhar a carne em papel de alumínio para selar a humidade. Um longo período de repouso de pelo menos 2 horas também pode salvar o dia.
Felizmente, existem alguns ajustes realmente inteligentes para ajudar a transformar o peito de vaca num corte de carne tenro e suculento.
Por isso, se acha que o seu peito está a cozer demasiado depressa, não entre em pânico! Temos todas as respostas para os seus problemas com o peito aqui mesmo para si.
O que é o peito de frango?
O peito de vaca é o melhor corte para assar em lume brando e lento. Ouvirá muitas pessoas dizer que cozinham o peito de vaca no fumador ou num fogão lento durante até 12 horas ou mais.
Os peitos são os músculos peitorais da vaca. Cada animal tem dois peitos, um de cada lado. São cortes de carne enormes com uma forma muito caraterística.
Dentro de cada peito existem dois músculos separados: o maior chama-se músculo peitoral profundo e é muitas vezes referido como o plano; a secção mais pequena é o músculo peitoral superficial, ou a ponta.
O que acontece se o peito de frango for cozinhado demasiado depressa?
O peito é um músculo grande e trabalhador, que é muito utilizado durante a vida da vaca.
Qualquer músculo que trabalhe arduamente contém muito tecido conjuntivo, que se manifesta frequentemente sob a forma de fios brancos que atravessam o músculo e que são incrivelmente difíceis de cortar.
Se tentarmos fritar um pedaço de peito de vaca da mesma forma que fritamos um bife do lombo, este tecido conjuntivo não se desfaz e o bife fica com longos fios de mastigação.
Para além deste tecido conjuntivo, o próprio músculo no interior do peito também trabalha muito. Um pedaço de peito cozinhado rapidamente em lume forte será duro e mastigável. Muito diferente da textura tenra e amanteigada de um bife do lombo de qualidade!
Porque é que cozinhamos o peito em lume brando?
Quando um peito de vaca é cozinhado lentamente em lume brando, acontece algo muito mágico: o tecido conjuntivo decompõe-se em colagénio.
Este amolece e funde-se nas fibras musculares longas, transformando este tecido denso numa carne macia e suculenta.
A carne que é cozinhada muito rapidamente ou no calor errado fica seca e dura, em vez de húmida e suculenta.
Um peito de vaca perfeitamente cozinhado será suculenta e tenra A carne é suficientemente firme para ser cortada em fatias deliciosamente finas.
A preocupação com o peito de vaca é que este corte de carne pode ser muito caro devido ao seu grande tamanho. E não só tem de desembolsar uma grande quantidade de dinheiro, como também tem de passar um dia inteiro a cozinhá-lo na perfeição!
Isto pode parecer um pouco arriscado e, se o peito cozinhar demasiado depressa, pode revelar-se um erro muito caro.
Felizmente, é mais fácil do que se pensa conseguir um corte de peito tenro de fazer crescer água na boca. E, embora o mantra para cozinhar este pedaço de carne na perfeição seja cozinhar baixo e devagar, por vezes as coisas não correm como planeado!
Por isso, se acha que o seu peito de vaca está a cozinhar demasiado depressa, temos tudo o que precisa de saber para resolver esta situação!
Certificar-nos-emos de que o seu dinheiro e os seus esforços não são desperdiçados, uma vez que apenas alguns ajustes podem significar a diferença entre uma carne de vaca dura e mastigável e uma fatia de peito tenra e suculenta!
Como saber se o peito está a cozinhar demasiado depressa
Nem sempre é fácil saber se o peito está a cozinhar demasiado depressa, uma vez que acertar no tempo de cozedura deste grande corte de carne de vaca é uma forma de arte. Os sinais a ter em conta dependem muito do método de cozedura que está a utilizar.
Existem duas técnicas principais utilizadas para cozinhar um corte de peito de vaca - num fumador ou lentamente no forno.
Quando se utiliza um defumador, normalmente utiliza-se uma sonda de temperatura interna que monitoriza o calor que a carne atingiu.
A sua receita dir-lhe-á qual a temperatura que deve esperar atingir durante cada fase do processo - se o peito estiver a atingir estas temperaturas mais cedo do que o esperado, então está a cozinhar demasiado depressa.
Os métodos de cozedura no forno também aconselham, por vezes, a utilização de uma sonda de temperatura ou, em alternativa, o controlo da carne para verificar a rapidez da sua cozedura.
Os dois principais factores a ter em conta são a rapidez com que o exterior da carne escurece e em que ponto os sucos no interior da carne começam a ficar transparentes.
Se o peito estiver a cozer demasiado depressa, estas duas coisas ocorrerão antes do final do processo de cozedura.
Por isso, se verificar o seu peito a meio do tempo de cozedura e este tiver uma camada exterior escura e os sucos estiverem a escorrer límpidos, tem de tomar medidas para o abrandar!
Porque é que o peito pode cozer demasiado depressa?
A razão mais óbvia para que o peito cozinhe demasiado depressa é o facto de a temperatura do forno ou do defumador estar demasiado elevada. Mas se estiver a seguir uma receita específica, porque é que isto pode correr mal?
Um dos primeiros problemas pode ser o facto de o o indicador de temperatura do seu forno ou fumeiro não é exato Ou pode estar a utilizar um forno com ventilador que cozinha os alimentos mais rapidamente do que um forno normal.
Outra razão pela qual o peito pode estar a cozinhar demasiado depressa é o facto de estar demasiado perto da fonte de calor Por esta razão, é muitas vezes aconselhável colocar a peça com a superfície gorda para baixo, para proteger a carne do calor direto.
E, finalmente, se o peito for mais pequeno ou mais fino, irá cozinhar mais rapidamente do que um corte grande e grosso. É importante ter isto em conta quando cozinhar peito de vaca e ajustar a temperatura e o tempo de cozedura em conformidade.
O que fazer se achar que o seu peito está a cozinhar demasiado depressa
Se acha que o seu peito está a cozer demasiado depressa, a coisa mais importante a fazer é não entrar em pânico! É vital avaliar cuidadosamente a situação e determinar quais são os melhores passos a dar na sua situação individual.
A atitude mais óbvia seria baixar a temperatura do fumeiro ou do forno e, na grande maioria das situações, esta é a atitude correcta a tomar.
No entanto, há outros aspectos do processo de cozedura que devemos ter em conta. Um dos primeiros aspectos a determinar é o grau de cozedura do peito.
O problema é que a temperatura está a subir mais depressa do que o esperado nas fases iniciais, ou está preocupado com o facto de o peito estar totalmente cozinhado muito mais cedo do que o esperado?
Como abrandar o peito que está a cozinhar demasiado depressa
Se estiver a seguir uma tabela de cozedura e a monitorizar a temperatura do seu peito, pode ficar preocupado ao ver que a temperatura interna está a subir muito mais depressa do que o esperado.
Se estiver nas fases iniciais do processo de cozedura, faz sentido baixar a temperatura do fumeiro ou do forno, mas também é necessário tomar medidas adicionais para evitar que o peito de vaca seque.
A forma como a temperatura aumenta durante a cozedura do peito é muito invulgar. Este grande pedaço de carne passa por uma experiência chamada "estagnação", em que a temperatura atinge um patamar de 160°F. Nesta altura, a carne está a libertar humidade internamente que impede que a temperatura continue a aumentar.
Se o peito tiver atingido esta temperatura muito mais depressa do que o esperado, a primeira coisa a fazer é reduzir a temperatura do forno ou do fumeiro.
Em seguida, é necessário embrulhar a carne Nesta altura, a carne já teve oportunidade de absorver os sabores e desenvolver uma pele deliciosa, pelo que envolvê-la não será prejudicial para o resultado final.
Coloque o peito num tabuleiro grande e cubra-o completamente com papel de alumínio ou papel de talhante. Se estiver preocupado que a sua carne já esteja demasiado seca, deite um par de chávenas de caldo no fundo do tacho .
Volte a colocar o peito no forno ou no defumador e continue a cozinhar até que o peito atinja a temperatura final aconselhada pela sua receita.
Como salvar um peito que cozinhou demasiado depressa
Se achar que o seu peito de vaca cozinhou tão depressa que já está bem passado, então não há nada a ganhar em cozinhá-lo mais tempo.
Pode estar a sentir-se desanimado por o seu peito de vaca ter cozinhado muito mais depressa do que desejava, mas felizmente ainda o pode salvar!
A chave aqui é preservar a humidade e permitir que o peito repouse durante um longo período A carne pode já estar cozinhada, mas esta técnica permite que fique tenra e húmida, em vez de seca e mastigável.
Ao contrário dos pedaços de carne mais pequenos, que são repousados apenas durante 10-30 minutos, um peito grande terá de ser repousado durante várias horas.
Se o seu peito for cozinhado demasiado depressa e estiver totalmente cozinhado muito mais cedo do que esperava, então um período de repouso prolongado será a sua salvação.
Quando a carne cozinha, a humidade sai das fibras musculares e vai para a superfície da carne. Se a carne não estiver coberta, a maior parte desta humidade evapora-se.
Para a carne que foi envolvida durante a segunda metade do processo de cozedura (ver dicas anteriores), esta humidade terá sido retida.
Quando a carne tiver terminado de cozinhar, a humidade que ainda estiver dentro da carne estará perto da superfície. Com o tempo, esta humidade irá redistribuir-se pela carne à medida que esta arrefece.
A chave aqui é conservar a humidade à medida que a carne arrefece e este é um processo em duas etapas:
- Em primeiro lugar, é necessário deixe a carne atingir uma temperatura interna de 165°F Durante este tempo, o peito deve ser colocado num tacho grande, ainda embrulhado em papel de alumínio ou papel de talhante. Abra ligeiramente a parte superior da embalagem para permitir a saída do calor.
- Quando a carne tiver arrefecido até este ponto - normalmente cerca de uma hora - começa o verdadeiro período de repouso! Coloque toda a peça de carne, ainda no papel ou na folha de alumínio, dentro de um saco de plástico. Coloque toda a embalagem numa geleira, envolta em toalhas, e feche a tampa.
O peito de vaca terá de repousar aqui durante 4 horas, no mínimo 2 horas, mas quanto mais tempo, melhor.
Isto transformará o seu peito de vaca num corte de carne suculento e tenro que não deixará de impressionar os seus convidados!
Como cozinhar o peito perfeito ao estilo do Texas
Se está à procura de um excelente tutorial para um peito de carne perfeito ao estilo do Texas, não procure mais do que este vídeo do HowToBBQRight no YouTube.
Artigos relacionados
Peito feito demasiado cedo - As melhores dicas para o manter saboroso
Quanto tempo descansar o peito