O leite gordo é leite com vitamina D?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

É difícil de acreditar que o leite continua a evoluir. É possível encontrar regularmente novos tipos de leite na mercearia, mas o que significam todos eles? E porque são relevantes?

Um novo tipo de leite que temos visto recentemente nas receitas chama-se leite com "vitamina D". Mas o que é exatamente?

O leite gordo é o mesmo que o leite com vitamina D? O leite normal não contém naturalmente qualquer vitamina D. Por isso, os fabricantes fortificam-no com vitamina D para ajudar a absorção do cálcio pelo organismo. Assim, na sua essência, o leite com vitamina D e o leite gordo são exatamente iguais, apenas são rotulados e comercializados para grupos diferentes.

Hoje, vamos analisar exatamente o que é o leite gordo e como se compara com o leite com vitamina D. Depois, para o ajudar a compreender melhor, vamos também compará-lo com o leite magro e com o leite com baixo teor de gordura.

O que é o leite gordo?

Comecemos pelo mais conhecido destes dois produtos: o leite gordo. Toda a gente já ouviu falar do leite gordo e a maior parte das pessoas já o bebeu ou utiliza diariamente.

O termo "leite gordo" é utilizado para descrever a quantidade de gordura que este leite específico contém (em comparação com outros tipos de leite) .

Isto facilita a diferenciação entre eles, em vez de ter de olhar para as próprias percentagens.

O leite gordo refere-se ao leite de vaca que tem todo o teor de gordura original do leite, sem que nenhuma gordura tenha sido removida durante as etapas de processamento.

O leite gordo tem uma percentagem de gordura de 3,5% Esta grande quantidade de gordura também confere ao leite gordo uma consistência ligeiramente mais espessa em comparação com os tipos de leite com baixo teor de gordura.

Para lhe dar uma ideia de como o leite gordo se compara com outros tipos (ou porque é diferente), o leite magro tem uma percentagem de gordura de 2%. O leite magro é (ou deveria ser por lei) completamente isento de gordura, pelo menos tem menos de 0,5% de gordura .

O leite desnatado também é comercializado como leite "sem gordura". Estes tipos de leite também têm uma consistência mais líquida ou mais parecida com água.

Nutrição do leite gordo

Como já deve saber, o leite é um ingrediente muito nutritivo. Dependendo do tipo de leite que obtém (leite gordo, magro ou desnatado), o teor de nutrientes e as percentagens variam, mas falaremos disso mais tarde.

O leite gordo contém grandes quantidades de proteínas, potássio e cálcio, além de conter muita vitamina A e vitamina D .

Outros nutrientes dignos de nota que encontrará no leite incluem o fósforo, a riboflavina, a vitamina B12, o zinco, a colina, o magnésio e o selénio .

No entanto, apesar de ser naturalmente rico em nutrientes e minerais, o leite gordo (e outros tipos de leite) é, na maior parte das vezes, fortificado, o que significa que são adicionados nutrientes ao leite para o tornar mais apelativo e "saudável".

O leite com vitamina D é o mesmo que o leite gordo?

O leite com vitamina D e o leite gordo são o mesmo produto. A maioria do leite gordo (e outros tipos de leite) foi fortificado com vitamina D adicional.

Trata-se apenas de uma forma diferente de os comercializar para nichos diferentes.

Para as pessoas comuns, seria utilizado o termo "leite gordo", mas, para os loucos por saúde, o termo "leite com vitamina D" soa mais nutritivo e apelativo. Mas, mais uma vez, é exatamente a mesma coisa.

Dito isto, há algumas excepções em que o leite não foi fortificado com vitamina D e, nesse caso, não pode ser rotulado como leite com vitamina D.

Este termo aplica-se apenas e sem exceção ao leite que tenha sido fortificado .

É também importante mencionar que, por vezes, o leite magro e o leite desnatado são também fortificados com vitamina D.

Mas o rótulo deve indicar claramente o tipo de leite que está a comprar (em termos de percentagem de gordura) e o "leite com vitamina D" é normalmente apenas leite gordo.

Porquê adicionar vitamina D ao leite gordo?

Então, pode estar a perguntar-se porque é que o leite é fortificado com vitamina D. Bem, isso é porque o leite não contém naturalmente vitamina D!

Mas é adicionada porque a vitamina D ajuda na absorção do cálcio (que está naturalmente presente no leite).

Sem a adição de vitamina D ao leite, o seu organismo não absorve o cálcio tão fácil e eficazmente como o faz com a vitamina D adicionada .

Para além de uma melhor absorção do cálcio, a vitamina D também tem muitos outros benefícios para a saúde.

Algumas delas incluem a possibilidade de reduzir o risco de cancro, reduzir o risco de doenças cardíacas, prevenir a deficiência de vitamina D e reduzir o risco de doenças auto-imunes .

Também é importante notar que na maioria dos países não é exigido por lei que o leite seja fortificado com vitamina D .

Mas a maioria dos fabricantes fá-lo na mesma para vender mais leite. Se precisar de reduzir a sua ingestão de vitamina D, deve ser possível obter leite que não tenha sido fortificado, mas será um desafio.

Como é que se compara com outros tipos de leite?

Detestamos sempre comparar ingredientes uns com os outros em termos de qual é mais saudável ou qual tem mais benefícios.

O leite, em especial, tem tantos factores que alteram a sua "salubridade" que, no fim de contas, só podemos comparar os seus valores nutricionais.

Isto ajudá-lo-á a determinar especificamente qual o melhor leite para as suas necessidades específicas. Mas não vamos dizer que este leite é mais saudável do que aquele.

Aqui estão algumas das maiores (ou mais dignas de nota) comparações que podemos fazer entre leite integral, leite com baixo teor de gordura e leite desnatado.

  • Quanto maior for a percentagem de gordura do leite, maior será o seu teor de calorias. A gordura contém mais calorias por peso.
  • O mesmo se aplica aos ácidos gordos ómega 3. Quanto maior for o teor de gordura do leite, maior será a percentagem de ácidos gordos ómega 3. Assim, naturalmente, o leite gordo será mais rico em ómega 3 do que o leite magro (um pequeno facto divertido para si: o leite gordo biológico contém ainda mais ácidos gordos ómega 3 do que o leite gordo normal)!
  • O leite gordo é quase sempre fortificado com vitamina D, mas o leite magro e o leite magro nem sempre o são. É preciso verificar a marca específica do leite.

Perguntas relacionadas

Agora que já falámos sobre a diferença entre o leite com vitamina D e o leite gordo, vamos analisar algumas questões relacionadas com o assunto!

Como é que sabe se o seu leite foi ou não fortificado com vitamina D?

Se houver um ingrediente que diga "vitamina D3", então o leite foi fortificado .

Caso contrário, o leite será simplesmente rotulado como leite com vitamina D ou conterá frases como "enriquecido com vitamina D" ou "com vitamina D".

É possível obter vitamina D suficiente através do leite?

Uma chávena de leite fornece-lhe apenas 15% do valor diário recomendado de vitamina D que deveria obter .

Outras fontes fantásticas de vitamina D são os peixes gordos (salmão, cavala e arenque), as carnes vermelhas, as gemas de ovo e o queijo.

O aquecimento do leite destrói o teor de vitamina D?

Infelizmente, tal como acontece com a maioria dos ingredientes, assim que o calor é aplicado, desnatura e destrói as vitaminas e as proteínas Apesar de ainda existirem vestígios de nutrientes, estes são definitivamente inferiores aos do leite fresco.

Como é que a lactose é afetada pelo leite com vitamina D?

O leite não contém menos lactose quando é fortificado com vitamina D. No entanto, estudos demonstraram que as pessoas com intolerância à lactose têm níveis mais baixos de vitamina D .

Por isso, é extremamente importante obter a sua dose diária de vitamina D através de outras fontes não lácteas, como a carne ou outros produtos fortificados (cereais, por exemplo).

A seguir: 9 melhores caixas de fermentação para pão

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.