É possível congelar o chimichurri?

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

O Chimichurri é um molho deliciosamente picante e fresco que é perfeito para a época dos grelhados de verão. Tradicionalmente da Argentina e frequentemente utilizado como condimento para carnes grelhadas, é incrivelmente versátil e acrescenta uma frescura a todos os pratos.

Este condimento é frequentemente feito com salsa fresca, orégãos, alho, malaguetas vermelhas (opcional se não for fã de especiarias), azeite, vinagre de vinho tinto e sal marinho.

Existem diferentes variações que podem ser criadas consoante a preferência e o que tem disponível.

É simples de fazer, mas muitas vezes dá origem a um lote bastante grande, o que levanta a questão do que fazer com as sobras.

Então, é possível congelar o chimichurri? Sim, pode! Deve reparti-lo pelas porções desejadas, certificar-se de que o recipiente é hermético e deixar espaço suficiente para que possa expandir-se depois de congelado.

Continue a ler para conhecer as melhores dicas para congelar o seu chimichurri!

O chimichurri pode ser congelado?

Embora o chimichurri seja melhor quando está fresco, existem algumas opções excelentes para armazenar as sobras. Uma forma de preservar a frescura é congelar as sobras de molho chimichurri no dia em que o fizer.

Há algumas opções que pode escolher, dependendo do que tem à mão e do tamanho das porções que pretende congelar. Depois de congelar o chimichurri durará cerca de 6 meses se for corretamente selado e armazenado.

Congelamento de chimichurri em bandejas de cubos de gelo

1) Limpe e seque o tabuleiro para cubos de gelo.

2. encher o tabuleiro cerca de 3/4 do caminho com chimichurri.

3) Colocar no congelador durante a noite para endurecer.

4) Quando o chimichurri estiver pronto, pode transferir os cubos para um saco de congelação hermético para evitar queimaduras no congelador.

5. etiquete o seu saco com a data e o conteúdo e utilize o seu chimichurri no prazo de 3-6 meses para uma frescura óptima.

Congelar o chimichurri em recipientes

Se preferir congelar o seu molho chimichurri em porções maiores, pode utilizar recipientes de plástico ou frascos de vidro.

1) Escolher um recipiente de tamanho adequado para armazenar o chimichurri. Geralmente, é melhor escolher um tamanho que comporte a quantidade de chimichurri que vai utilizar de cada vez.

2. encher o recipiente 3/4 do caminho com o seu chimichurri.

3) Coloque um pequeno pedaço de película aderente por cima do molho e pressione-o para que o chimichurri fique totalmente coberto.

4) Selar o recipiente.

5) Pegue num pedaço de fita adesiva e escreva nele a data e o conteúdo. Cole-o no seu recipiente.

6) Colocar no congelador e utilizar no prazo de 3-6 meses .

Congelar o chimichurri em sacos de congelação

Uma última opção para congelar o chimichurri é utilizar um saco de congelação. Este método é perfeito se tiver espaço limitado no seu congelador, uma vez que podem ser achatados e empilhados para facilitar a sua conservação.

1. certifique-se de que os sacos são concebidos para o congelador, pois terão uma vedação mais forte para evitar queimaduras do congelador.

2. encher os sacos mais ou menos a meio caminho com chimichurri.

3. fechar o saco com um fecho cerca de 3/4 fechado Pressione suavemente o chimichurri e feche o saco até ao fim, certificando-se de que não fica ar no interior.

4. pode escrever diretamente no saco com um marcador ou utilizar um pedaço de fita adesiva para escrever a data e o conteúdo.

5) Coloque o saco no congelador e certifique-se de que utiliza o seu chimichurri no prazo de 3-6 meses .

Durante quanto tempo se pode conservar o Chimichurri?

Cozinhar com ervas e especiarias frescas significa sempre que o prazo de validade não será tão longo como seria se comprasse uma opção embalada com conservantes.

Não há nada melhor do que o sabor dos condimentos feitos na hora, por isso, aprender a conservá-los e a saber quanto tempo duram pode ajudá-lo a apreciá-los sem desperdiçar nenhuma das suas belas criações na cozinha.

Se fizer um lote de chimichurri, pode guardá-lo com segurança no frigorífico durante cerca de 4 ou 5 dias Uma vez que é feito com ervas frescas, pode perder algum brilho após alguns dias, à medida que as ervas começam a murchar.

Se acha que não vai conseguir comer todo o seu molho em poucos dias, então a sua melhor aposta para a conservação é seguir um dos métodos de congelação acima referidos.

Embora esteja no seu melhor se utilizar o seu chimichurri no prazo de 3 meses , vai continuar a ser delicioso até 6 meses após a congelação .

Como é que se sabe se o chimichurri se estragou?

Se guardar o chimichurri no frigorífico, notará que, após alguns dias, começa a escurecer à medida que as ervas se decompõem.

O óleo também pode começar a ficar um pouco estragado e rançoso. Se estas coisas acontecerem, o seu molho começará a ter um sabor amargo .

Pode também estragar-se se não utilizar utensílios limpos para o retirar do recipiente.

Isto pode causar contaminação, o que pode levar ao crescimento de bolor e bactérias. Se notar algum odor pungente que não seja do alho e das ervas ou do bolor, deite fora o seu molho para não ficar doente .

Como descongelar o chimichurri?

Agora que já congelou corretamente o seu chimichurri, está na altura de aprender a descongelá-lo para preservar o máximo de sabor e textura possível.

A descongelação do chimichurri deve ser um processo suave. É feito com ervas frescas, por isso não se deve aplicar qualquer calor enquanto descongela .

Recomendo que retire o chimichurri do congelador e o deixe descongelar no frigorífico durante a noite para obter melhores resultados.

Se estiver com um pouco de pressa, pode encher uma tigela com água fria ( nunca quente Colocar o recipiente de chimichurri na tigela e deixar arrefecer no balcão durante algumas horas.

É suposto o chimichurri ser azedo?

O chimichurri é feito com vinagre de vinho tinto, o que lhe dá um sabor deliciosamente ácido. Combinado com as ervas frescas e o alho, tem um sabor ligeiramente picante, ácido e herbáceo.

É semelhante ao pesto, mas sem o elemento cremoso do queijo ou os pinhões estaladiços.

Lembre-se de que um bom chimichurri deve ter uma separação notável entre as ervas e o óleo, por isso, se o estiver a preparar do zero, não deve batê-lo completamente no seu processador de alimentos.

Se achar que o sabor é demasiado forte, pode adicionar um pouco mais de azeite ou até equilibrar o amargor ou a acidez com um toque de adoçante. Eu gosto de adicionar um pouco de xarope de ácer ou mel para completar o perfil de sabor.

O Chimichurri é melhor feito com antecedência?

Quer esteja a receber amigos para jantar ou a servir para si ou para a sua família, quer que o seu chimichurri tenha o melhor sabor possível. Recomendo que prepare o seu chimichurri pelo menos algumas horas antes de planear comê-lo .

Se preparar o seu molho com algumas horas de antecedência, permite que os sabores se misturem completamente e suaviza alguma da aspereza das ervas frescas e do alho.

Certifique-se de que o guarda no frigorífico enquanto estiver pronto para o manter o mais fresco possível.

Pode até ser uma boa ideia fazê-la na noite anterior e deixá-la repousar no frigorífico durante a noite. Ainda estará super fresca, mas os sabores terão realmente tempo para se juntarem.

O que posso fazer com as sobras de chimichurri?

Se preferir utilizar o seu chimichurri fresco em vez de o congelar, então tem algumas opções deliciosas do que fazer com ele.

1. como o verão está a chegar, pode utilizá-lo como uma molho alternativo para uma salada de massa para o seu próximo churrasco.

2. Pode ser utilizado para barrar sandes Gosto de a misturar com um pouco de maionese para obter uma pasta mais cremosa, mas pode utilizá-la tal como está.

3. as batatas assadas são um dos meus alimentos favoritos e mergulhando-os em chimichurri leva-os ao próximo nível de delícia.

4. Misture um pouco de molho nos seus ovos mexidos depois de cozinhados para dar um toque extra de sabor.

5. Espalhar um pouco de chimichurri nas fatias de baguete , cubra com o seu queijo preferido e grelhe durante alguns minutos para uma nova versão do pão de alho.

6. Regue a sua pizza assim que o tirar do forno, para dar um toque fresco e herbáceo a um velho clássico.

7. Misture chimichurri com maionese para fazer uma salada de batata fria Acrescenta muito sabor fresco a um prato que muitas vezes pode ser muito pesado.

Estas sugestões são apenas um ponto de partida. O chimichurri é um molho tão versátil que as suas utilizações são praticamente ilimitadas.

Não tenha medo de ser criativo e adicioná-lo aos seus pratos favoritos. E não se esqueça de nos dizer nos comentários como correu!

A seguir: 5 melhores escovas de vegetais de 2021

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.