Como conservar os tomates grape

  • Compartilhar Isso
Ariana Watson

Os tomates poderiam facilmente estar no topo de uma lista dos frutos e legumes mais difíceis de armazenar, se tivéssemos de fazer uma.

Mesmo nas melhores condições, o seu armazenamento não promete mantê-las aptas para consumo durante muito tempo. Ainda assim, com um pouco mais de esforço e os passos certos, é possível obter bons resultados.

Se quiser provocar reacções violentas numa sala cheia de gourmets, anuncie a todos que guarda os seus tomates no frigorífico e veja as ondas de sarcasmo a espalharem-se.

Afinal de contas, guardar tomates no frigorífico é absolutamente tabu, não é?

Independentemente do tipo de tomate, os métodos de armazenamento são praticamente os mesmos. Há certos tipos que se dão melhor em determinadas condições, mas, de um modo geral, devem seguir-se as mesmas regras. Hoje, vamos concentrar-nos no armazenamento de tomates grape.

Como conservar os tomates grape? Normalmente, os tomates devem ser conservados à temperatura ambiente, pois o frio do frigorífico impede o seu amadurecimento Mas como os tomates grape são geralmente vendidos quase maduros, é melhor guardá-los no frigorífico.

Esta é a razão por detrás de todo o alarido sobre o armazenamento de tomates no frigorífico. No entanto, existe um contraponto situacional a isto. Embora o frigorífico não seja geralmente um bom local para imaturo os tomates devem ser mantidos no interior se quiser prolongar o seu prazo de validade.

O que é o tomate uva?

Uma vez que os tomates grape são bastante raros em comparação com a maioria dos outros tipos que vemos regularmente no mercado, podemos facilmente confundi-los com os tomates cereja normais que nos dão os tomates secos ao sol, uma vez que ambos são pequenos.

A diferença mais evidente é que o tomate grape é não redondo Em vez disso, têm a forma do fruto que lhes deu o nome - a uva.

Uma vez que, sem dúvida, já comeu tomates-cereja, vamos utilizá-los também como exemplo para uma comparação mais aprofundada. Dito isto, os tomates uva não são tão doces como os tomates-cereja, mas têm uma textura mais carnuda. Normalmente, também têm menos sementes.

Como conservar os tomates grape

O guia que se segue pode ser considerado geral para todos os tipos de tomates, mas, por motivos de carácter geral, abordaremos o tomate grape.

Em suma, conservar os tomates à temperatura ambiente Depois, se quiser prolongar o seu prazo de validade por mais alguns dias, guarde-os no frigorífico.

Conservação de tomates verdes

Os tomates verdes de todos os tipos devem ser deixados a amadurecer, desde que não os prefira mais verdes.

Por isso, não os coloque no frigorífico, mantenha-os sempre à temperatura ambiente, mas longe da luz solar direta. Recomendamos que os coloque em camadas, uns ao lado dos outros, mas nunca os empilhe.

Mais importante ainda, para os manter frescos durante mais tempo, mantenha-os de cabeça para baixo É claro que pode ser problemático equilibrar os tomates grape de cabeça para baixo devido à sua forma, mas pode conseguir isso dispondo-os um ao lado do outro.

A vantagem de os manter com o caule virado para baixo é dupla: ao colocá-los desta forma, bloqueia a zona onde normalmente tem os ramos ligados.

Assim, a humidade do tomate não sairá tão rapidamente, assim como menos ar entrará no tomate, o que impedirá o crescimento de bactérias e bolores e, por conseguinte, prolongará o prazo de validade dos seus tomates grape ou dos tomates em geral.

Conservação de tomates maduros

É aqui que vamos contrariar a maioria das opiniões sobre o método correto de conservar os tomates, porque recomendamos que sejam conservados no frigorífico desde que não planeie comê-los dentro de 24-48 horas.

Infelizmente, a maioria das pessoas foi ensinada que o frigorífico é o pior lugar para os tomates em qualquer estado e seguem esta "regra" cegamente.

Falar sobre uva Os tomates, na maioria dos casos, são vendidos num estado quase maduro, o que significa que não terá de esperar muito até atingirem a sua forma perfeita.

Mas quando atingem o seu pico, tem apenas alguns dias para os comer Com a forma como muitas famílias compram as suas mercearias semanalmente ou mesmo em intervalos mais longos, isto deixa-as com uma grande quantidade de produtos que requerem um armazenamento adequado para prolongar o prazo de validade.

No caso dos tomates grape, em particular, só há uma maneira de o fazer depois de amadurecerem perfeitamente - guardá-los no frigorífico.

Acredite ou não, qualquer tomate que tenha sido mantido no frigorífico depois de ter atingido o seu auge terá um sabor melhor do que qualquer tomate maduro que tenha deixado à temperatura ambiente durante demasiado tempo.

É possível congelar tomates grape?

No que diz respeito aos tomates, em geral, é possível congelá-los de várias formas - inteiros, cortados de várias maneiras ou em puré. Quanto aos tomates grape, também é possível congelá-los, mas as opções são mais limitadas.

Quando se trabalha com tomates normais, tem-se a opção de descascar antes de congelar .

Não é necessário, mas algumas pessoas preferem assim. Uma vez que normalmente não se descascam tomates grape, terá de trabalhar com a pele. Tenha cuidado para não congelar quaisquer tomates estragados, pois isso destruiria todo o lote mais tarde.

Para fazer o congelamento Lave cada tomate e retire os talos, recomendamos que corte um pouco do lado onde se encontrava o talo. Utilize um tabuleiro ou um tabuleiro para bolachas ou um tabuleiro de ir ao forno e disponha-os numa única camada com algum espaço entre cada tomate uva.

Deixar os tomates congelar completamente, depois transferi-los para sacos de congelação com fecho hermético ou para qualquer tipo de recipiente hermético.

Em geral, os tomates congelados devem ser consumidos no prazo de 3 meses se estiver interessado na qualidade e no sabor, mas manter-se-ão seguros para consumo durante um período mais longo.

Como saber se os tomates verdes estão estragados, estragados ou podres

Talvez os tomates, em geral, sejam mais difíceis de armazenar do que gostaríamos, mas, como resultado, é extremamente fácil saber quando um tomate está a perder as suas qualidades.

Quando os tomates frescos atingem o seu estado ideal, começam a amolecer. Em alguns casos, começam a verter líquido. Noutros casos, começa a crescer bolor, o que não é necessariamente mau para um tomate grande, mas para os nossos tomates pequenos, significa que não os deve comer.

É possível que as moscas da fruta apareçam, dependendo da região em que se vive, o que pode acontecer independentemente da fruta ou do legume que se tem no balcão. Muitas pessoas têm problemas com as moscas da fruta e não sabem como se livrar dos pequenos intrusos.

Existe uma solução simples para eliminar as moscas da fruta Pegue numa tigela e encha-a com água. Adicione uma colher de sopa ou mais de vinagre à tigela e coloque-a mesmo ao lado do cesto ou do que quer que seja onde está a guardar os tomates grape.

Deixe-o durante a noite e, de manhã, deverá encontrar um monte de moscas mortas na tigela. Se ainda restarem algumas, repita o processo até se livrar de todas.

Valor nutricional dos tomates grape

Seria inútil indicar o valor nutricional de um único tomate uva, como faríamos para um tomate grande normal através de um gráfico, mas podemos indicar-lhe os benefícios gerais do consumo de tomates uva.

As fibras são um dos nutrientes mais importantes para a nossa saúde e o tomate uva pode ajudá-lo a obter o valor diário necessário quando o adiciona ao seu menu. Para além disso, o tomate uva é rico em vitaminas e minerais incluindo as vitaminas A e C.

Mais importante ainda, o tomate grape é rico em antioxidantes, como o licopeno, que lhe confere a sua cor vermelha.

Além disso, é incrivelmente benéfico para proteção da saúde geral e saúde do coração É mesmo considerada particularmente útil para reduzir o risco de certos tipos de cancro, embora sejam necessários mais estudos neste domínio.

Perguntas relacionadas

Esperamos que tenha achado útil este guia para conservar adequadamente os tomates grape - e esperamos que não seja demasiado chocante descobrir que pode conservá-los no frigorífico.

Convidamo-lo a consultar a seguinte secção de perguntas e respostas para obter informações adicionais que lhe poderão ser úteis.

Os tomates são bons para perder peso?

Em primeiro lugar, os tomates são incrivelmente nutritivos e, ao mesmo tempo, extremamente baixos em calorias, com menos de 30 calorias por tomate de tamanho normal.

Isto torna-os uma óptima adição ao seu menu se estiver à procura de alimentos que o façam sentir-se cheio enquanto reduzem a ingestão de calorias.

Devido à sua elevada consistência antioxidante, ajudam na retenção de água e na resistência à leptina, o que contribui para a perda de peso.

Posso comer tomates com o estômago vazio?

Apesar do valor nutricional óbvio do tomate, este não é um snack adequado se estiver de estômago vazio. Como parte da sua refeição, sim, mas caso contrário, considere comer outra coisa.

Porque é que os tomates não são bons para estômagos vazios? Devido ao ácido tânico, abundante nos tomates, pode provocar problemas de estômago como a gastrite.

A seguir: Pode congelar Passata?

Ariana Watson é uma entusiasta apaixonada por comida, escritora e viajante. Com um profundo amor por explorar diferentes culturas e cozinhas, ela criou seu blog, Variety Food Adventures, para compartilhar suas experiências e descobertas culinárias com amantes de comida de todo o mundo.Crescendo em uma família multicultural, Ariana desenvolveu desde cedo o gosto por sabores diversos e ingredientes únicos. Suas viagens por diversos países alimentaram ainda mais seu interesse em explorar o mundo através de suas culinárias. Desde saborear comida de rua em mercados movimentados até jantar em restaurantes com estrelas Michelin, Ariana acredita que cada prato conta uma história e tem uma forma de conectar pessoas através das fronteiras.Através de seu estilo de escrita cativante e fotografia de comida vibrante, o blog de Ariana rapidamente conquistou seguidores fiéis. Ela leva seus leitores em uma viagem, apresentando-lhes receitas tradicionais, ingredientes exóticos e tradições culinárias menos conhecidas. O seu objetivo é inspirar outras pessoas a sair das suas zonas de conforto culinário e descobrir o mundo, uma mordida de cada vez.Além de seu blog, Ariana também trabalha como desenvolvedora de receitas e consultora de alimentos para diversas publicações sobre culinária, ajudando outras pessoas a recriar e adaptar pratos internacionais em suas próprias cozinhas. Ela acredita que cozinhar é um processo criativo e meditativo que pode trazer alegria e satisfação a qualquer pessoa, independentemente da sua culinária.habilidades.Quando Ariana não está explorando novos sabores ou experimentando na cozinha, ela pode ser encontrada caminhando na natureza, praticando ioga ou planejando sua próxima viagem de aventura. Com a sua curiosidade insaciável e amor por todas as coisas relacionadas com a comida, Ariana continua a inspirar os seus leitores a abraçar a variedade e a celebrar a beleza da comida em todas as suas formas.